Existem maneiras bem diferentes para se reproduzir um vídeo: uma é através de decodificação de software, onde o player de vídeo lê o arquivo de vídeo e decodifica as informações usando o processador do computador, a segunda é via aceleração de hardware, onde o processador gráfico é quem cuida da tarefa. Essa última opção, além de deixar os vídeos (e o PC) mas suaves, ainda economiza bateria do notebook. Entretanto, usar decodificação via aceleração por hardware depende muito do reprodutor de vídeos que você usa. Caso seja o VLC Media Player, veja como ativar aceleração de hardware no VLC e gastar menos bateria.

Como baixar vídeos do YouTube com VLC

Ative aceleração de hardware no VLC para gastar menos bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A decodificação usando aceleração por hardware economiza bateria porque tira da CPU o trabalho de decodificação, entregando-o ao processador gráfico (a GPU, que é projetada para acelerar a decodificação e codificação).

O único problema? A aceleração de hardware está disponível apenas para alguns codecs de vídeo. Em geral, quando você "ripar" ou fazer download de vídeos, use o formato H.264 (o que é bastante popular, por isso não deve ser difícil de encontrar). Estes têm muitas vezes a extensão .mp4, e a aceleração de hardware é mais amplamente disponível para este tipo de vídeo.

Ciente de tudo isso, para ativar a aceleração de hardware no VLC, faça o seguinte:

Passo 1. Execute o VLC e clique no menu “Ferramentas”. Em seguida clique na opção “Preferências”;

Acessando as preferências do VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela “Preferências”, clique na aba “Entrada / Codificadores”;

Acessando a aba "Entrada / Codificadores" nas preferências do VLC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Entrada / Codificadores”, clique na seta ao lado do campo “Decodificação acelerada por hardware” e selecione a opção “Automático”;

Colocando a decodificação acelerada por hardware no automático (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Finalmente, clique no botão “Salvar”,

... para guardar e efetivar a mudança.
Salvando as alterações feitas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Da próxima vez que você for reproduzir um vídeo usando o VLC, quem cuidará de tudo será a GPU do seu PC e você poderá usar a CPU para outras coisas bem mais importante, enquanto assiste o que quiser.

Qual o melhor programa para recortar vídeos? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo