A potência da internet via Wi-Fi pode apresentar maior lentidão no final do ano e o grande "vilão" dessa história são as luzes usadas como enfeite de Natal. A conclusão veio por meio de uma pesquisa feita pela reguladora britânica Ofcom, que analisou as redes no Reino Unido e concluiu que os apetrechos natalinos atrapalham o sinal da sua rede, devido ao uso de energia elétrica. 

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

A empresa reconhece, no entanto, que, ao diagnosticar a relação como rede elétrica como o principal problema, diversos aparelhos eletrônicos podem ter esse papel desagradável, como microondas, babá eletrônica, televisão e até o ar-condicionado, muito usado no Brasil em tempos de verão.

Novo aplicativo mostra o que está atrapalhando seu sinal de Wi-Fi (Foto: Divulgação/Ofcom}

Veja dicas para melhorar a potência do seu Wi-Fi.

Problemas no Wi-Fi podem estar ligado não só a aparelhos eletrônicos, mas a diversos erros com o roteador. Neste caso, alguns recursos podem ser utilizados. Confira:

 - Repetidores

Os repetidores são aparelhos autônomos que rediricionam o sinal wireless do roteador principal. Com isso, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes. 

Saiba um pouco mais sobre os repetidores e os melhores modelos 

Repetidores podem ser uma alternativa para melhorar o Wi-Fi(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

 - Trocar a antena

Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.

Entenda o procedimento e saiba como escolher a melhor antena.

- Posicionar o aparelho no melhor lugar

Como o sinal Wi-Fi é enviado por ondas, a posição pode ser um diferencial para a captação. Assim, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos, ele se enfraquece. Por isso, posicionar o aparelho em um lugar central e uma altura considerável, pode ser um diferencial no desempenho de seu aparelho.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Opine no Fórum do TechTudo.

- Usar uma latinha de cerveja

O alumínio provoca uma elevação das ondas do roteador e, por isso, é muito comum a utilização de latas como uma alternativa fácil e barata. Saiba detalhes e confira

... lf">tutorial completo do TechTudo.
A latinha de alumínio pode ser um bom recurso (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Colaborou Juliana Pixinine

Via OfcomThe Guardian e BBC

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo