O PS4 recebeu a atualização 4.50 trouxe suporte a HDs externos para o console. Com ela, veio também um grave problema, que está impedindo a conexão do console a redes Wi-Fi protegidas com senha e deixando muitos jogadores offline. O bug pode atingir todas as versões do aparelho, desde as antigas até os novos modelos PS4 Pro e Slim.

Como usar um HD externo no PS4 para armazenar jogos do console

O problema não acontece com todos, mas está atingindo uma boa parcela de usuários e já foi reconhecido pela Sony, que vem coletando dados e promete uma atualização para corrigi-lo. Entretanto, até que um novo update seja liberado, muita gente fica impedida de acessar a PSN pelo console, seja para jogar online, baixar jogos ou se comunicar com os amigos. Confira alternativas para contornar o problema.

Falha na conexão W-Fi pode afetar todas as versões do PlayStation 4 (Foto: Divulgação/Sony)

Utilize cabos

O problema parece estar ligado especificamente à conexão Wi-Fi do PlayStation 4. Sendo assim, os usuários que se conectam no console utilizando a porta Ethernet parecem livres da falha.

Problemas de rede não afetam conexão via cabo no PS4 (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Para mudar o método de conexão, basta ligar o cabo na parte traseira do console e acessar a tela de configurações de Rede, no menu de Configurações, modificando o método de conexão para o cabo de rede (LAN). A operação é rápida e, inclusive, tem benefícios como maior estabilidade e velocidade nos downloads.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Reduza a segurança do roteador

De acordo com o relato de alguns usuários, a falha na atualização estaria relacionada aos métodos de segurança e senha utilizados pelo roteador, mais especificamente, no protocolo WPA2, o mais seguro e utilizado pelos equipamentos atuais. Desabilitar esse tipo de proteção, portanto, resolveria o problema.

Os problemas, para alguns, foram solucionados modificando o protocolo de segurança para WPA, menos protegido, mas que ainda mantém a rede travada com senha. Para outros a única solução foi abrir completamente a rede. Isso permitiu que o PS4 se conectasse, mas, por outro lado, também deixará qualquer pessoa fazer isso, aumentando a carga sobre a conexão e abrindo brechas para roubo de dados.

Falha no Wi-Fi impede que usuários joguem online ou baixem games no PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

O processo pode ser feito pela tela de configurações de seu roteador. A abertura completa do Wi-Fi, entretanto, não é recomendada, devido ao risco de segurança. Caso a colocação da rede no protocolo WPA não resolva o problema, use esta solução de forma momentânea, apenas caso queira muito baixar um jogo, por exemplo. Libere a rede, faça o que precisar e volte a trancá-la para evitar maiores transtornos.

Conecte-se via WPS

Como a questão parece estar relacionada diretamente ao uso de senhas e protocolos de s

... egurança, alguns usuários obtiveram sucesso em conectar seus consoles à rede de um método um pouco diferente do tradicional. Utilizando a opção WPS tanto no console quanto no roteador, em alguns casos, pode ser possível reconectar o console à internet.

Mais uma vez, o funcionamento dessa solução depende de cada roteador, e nem todos possuem a funcionalidade. Caso ela exista, um botão físico estará disponível no equipamento, normalmente trazendo um símbolo de duas setas giratórias. Procure o manual caso esteja em dúvida.

Conexão via WPS pode ser solução para os problemas do PS4 com a rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

No PS4, o recurso é acessível a partir das opções de Rede, no menu de Configurações. Escolha a opção “Usar Wi-Fi” e, na sequência, selecione “Personalizada”, para acessar as preferências de conexão. Role a tela até o final, passando por todas as redes, até “Configurar usando WPS”. Selecione a opção e, imediatamente, pressione o botão também no roteador para que ambos se conectem diretamente.

De todas as soluções apontadas, o uso do WPS pode ser o único efetivamente definitivo para quem depende do Wi-Fi para conectar o PS4. Para o restante, resta apenas utilizar métodos paliativos e aguardar que a Sony libere outra atualização para solucionar o erro.

Porque o PS4 não se conecta à rede Wi-Fi? Comente no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo