Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT – , nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento que permite que um dispositivo Wi-Fi seja capaz de reconhecer formas humanas mesmo através de paredes. O aparelho é chamado de RF-Capture e usa o próprio sinal, que é refletido pelo indivíduo, para identificar onde eles estão, podendo também discernir pessoas diferentes e a posição de seus corpos.

L16: veja como funciona a câmera 'de bolso' com muitas lentes e 4K

Dispositivo usa reflexo do sinal WiFi para identificar pessoas diferentes (Foto: Reprodução/YouTube)

O sistema é composto por diversas antenas que emitem e recebem o sinal de Wi-Fi. Ele precisa ser colocado em uma parede para transmitir os sinais para outra sala. Quando uma pessoa passa por este local, seu corpo reflete o sinal de volta à máquina, que usa um algoritmo para interpretar a reflexão e construir uma imagem do corpo.

O corpo humano é capaz de refletir apenas uma parte do sinal, dependendo de sua posição. Por isso, o sistema analisa constantemente os dados recebidos para poder criar uma figura que se assemelhe ao sujeito analizado. Da mesma forma, como cada indivíduo é diferente, a reconstrução também será distinta, o que permite identificar várias pessoas.

Tecnologia pode reconhecer posições diferentes do corpo (Foto: Reprodução/YouTube)

A tecnologia também pode ser calibrada para identificar os gestos de cada pessoa. Um teste feito pelo MIT revelou que o aparelho é quase tão preciso em rastrear movimentos quanto um Kinect, tendo um desvio de aproximadamente 2 cm.

O sistema é uma evolução de outras tecnologia do MIT, como o Wi-Vi, que usa um sistema semelhante baseado em Wi-Fi para rastrear uma sala e detectar movimentos e um projeto que permite rastrear pessoas em 3D usando ondas de rádio.

O RF-Capture ainda está em fase de testes e não tem nenhuma aplicação específica em mente. A expectativa dos pesquisadores é que ele possa ser usado como um

... sistema de reconhecimento de gestos em casas smart ou mesmo para identificar quando pessoas idosas sofrem acidentes e caem.

Como funcionam as casas do futuro controladas por iPads? Comente no Fórum do TechTudo

Uma das preocupações é que ele possa ser usado também para burlar a privacidade de pessoas em suas casas, mas o MIT já anunciou que está trabalhando em uma tecnologia de bloqueio que vai permitir que uma pessoa só seja rastreada pelo próprio dispositivo.

Via The Verge e MIT



>>> Veja o artigo completo no TechTudo