League of Legends teve sua segunda semifinal do Campeonato Mundial 2015 realizada neste domingo (25), com um embate entre os europeus da Fnatic contra os coreanos da Koo Tigers. A Fnatic chegou como favorita, principalmente por já ter sido campeã mundial uma vez, mas os coreanos levaram a melhor após três partidas com muita pressão e superioridade em estratégias.

Coreanos mantêm a superioridade na semifinal de League of Legends

Primeira partida: o inesperado

Além do favoritismo, a Fnatic tinha alguns dados em seu favor. Além de contar com aquele que era considerado um dos melhores jogadores na posição “suporte” do mundo, Yellowstar, ela também foi a equipe que conseguiu mais números de “first blood”, o primeiro abate, ao longo do Mundial 2015. Já a Koo Tigers era a semifinalista com mais abates, um total de 156 até então.

Coreanos contra europeus na segunda semifinal e LoL 2015 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A primeira partida, em esquema “melhor de cinco”, começou de forma bem equilibrada. Nos primeiros minutos as duas equipes estavam com ouro empatados – e o ouro é algo muito importante em LoL, já que permite comprar equipamentos e melhorar habilidade dos personagens. Ele é obtido ao derrotar os minions, torres ou outros adversários.

As investidas da Fnatic começaram na rota do meio, com boas emboscadas, o que garantiu ainda a primeira torre e aumentou a vantagem de ouro sobre a Koo Tigers. A equipe europeia também mostrou um bom jogo após três abates seguidos de Reignover, jogador que atua na rota do topo, contra os coreanos, resultando em um belo “triple kill”.

Momento de escolher campeões antes do primeiro embate do Mundial 2015 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Porém, a sorte começou a virar quando a Fnatic perdeu o primeiro dragão, um dos objetivos para controlar o mapa, para a Koo, que chegou a empatar no placar de abates, alcançando um “10 a 10”, com 20 minutos de jogo. Após mais um tempo a partida chegou a dar uma leve esfriada, mas apenas para que os coreanos retomassem o domínio com força total.

A Fnatic chegou a iniciar o combate contra o barão, outro objetivo do mapa, mas não conseguiu terminar, já que os coreanos chegaram e botaram os adversários para correr. Pouco tempo depois a Koo Tigers acabou eliminando o barão, aproveitando-se de erros de comunicação e estratégia dos europeus.

Koo Tigers levou a melhor em vários momentos da partida (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aos 35 minutos de partida a Koo Tigers mostrava-se bem superior, dominando o mapa, destruindo torres, eliminando dragões e jogadores da Fnatic pelo caminho, sem deixar espaço para respirar. Ainda que os europeus tenham conseguido uma reviravolta com pouco mais de 38 minutos de jogo, eliminando quase o time coreano inteiro e o segundo barão, não conseguiu manter o ritmo e terminou o embate com a primeira derrota, aos 43 minutos.

A volta sem fôlego

No retorno para a segunda partida, a superioridade da Koo Tigers já era sentida no início. Com 26 minutos de jogo, os coreanos conseguiram abrir 9 a 2 em abates contra os europeus, e manteve o placar na frente

... durante muito tempo. A Fnatic ainda tentou, em vários momentos de luta envolvendo todos os membros da equipe, mas sempre sem sucesso – o placar só aumentava em favor dos asiáticos.
Nas "team fights" os coreanos levavam a melhor sobre a Fnatic (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Hojin, Gorilla, Kuro, Pray e Smeb continuavam a levar a Koo Tigers pelo mapa, cada um em suas posições e sempre se unindo na hora certa para começar as “team fights”, que são as lutas no mapa envolvendo toda a equipe e que costumam definir partidas. A pressão era grande e, com 30 minutos de jogo, já tínhamos o placar 17 a 4 para os coreanos. A Fnatic conseguiu respirar após algum tempo, mas por poucos minutos, já que a Koo Tigers seguiu cumprindo mais objetivos e eliminando mais vezes os adversários. A segunda partida acabou com cerca de 45 minutos, com dois a zero em favor dos asiáticos.

Supremacia coreana

O terceiro embate começou com ritmo mais lento, com apenas dois abates em favor da Koo Tigers com mais de 10 minutos de jogo. Esse número, porém, não demorou para aumentar e chegou a 12 a 4 com 22 minutos de partida. A equipa da Fnatic estava claramente abalada psicologicamente, após o “massacre” anterior, nas palavras dos narradores do game.

A Fnatic somou uma série de erros na partida do Mundial de 2015 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O dano que os personagens no comando da Koo Tigers tiravam já era imenso com 25 minutos de jogo. Em determinado momento Smeb removeu quase metade da vida de Huni com apenas um golpe especial. Faltava pouco para a vitória enquanto os coreanos praticamente ignoravam os jogadores europeus e se concentravam em derrubar as torres da base adversária.

Com dois inibidores destruídos na base da Fnatic, o que permitia que as tropas coreanas se fortalecessem contra os inimigos, a vantagem asiática apenas aumentava, sem que os jogadores tivessem muito trabalho. A calmaria tomava conta da partida, apenas para vir o golpe final logo em seguida.

Classificada, a Koo Tigers comemora ser finalista de League of Legends (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A última luta de equipes do jogo começou por volta da meia hora de partida, derrubando as torres finais e levando o Nexus da base da Fnatic, concedendo a última vitória e a classificação para a final à Koo Tigers. Agora a final será totalmente coreana, contando também com a SK Telecom T1, valendo a taça e a premiação de US$ 1 milhão. O embate ocorre em 31 de outubro, na Alemanha.

Opine no Fórum do TechTudo: Qual é o melhor jogo: DotA ou LoL? 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo