Após muita espera, a Apple lançou seus novos smartphones top de linha: o iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Alguns recursos dos aparelhos se destacam, como a tecnologia 3D Touch e as melhorias na câmera, mas a Apple reservou ainda outros atrativos para, como a conexão com Internet mais rápida e uma nova opção de design, de cor rosa. 

iPad Pro tem tela de 12,9” e canetinha stylus Apple Pencil

Para não se perder com tantas novidades, confira as principais diferenças entre o iPhone 6 e os recém-chegados, iPhone 6S e 6S Plus.  

iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os mais novos tops da Apple (Foto: Divulgação)

3D Touch

A maior mudança na linha de iPhones "S" é a inclusão do 3D Touch. Similar ao Force Touch, já presente nos MacBooks, a tecnologia consegue identificar o nível de pressão exercido por um toque na tela do aparelho. Com isso, os novos smartphones conseguirão diferenciar uma batida "leve" de um toque normal, mais pesado, para ativar diferentes ações. 

A Apple demonstrou o uso em seus aplicativos de mapa, e-mail e câmera, além do Facebook, Instagram e Dropbox. Com a tecnologia, um toque mais forte permite que o usuário acesse os recursos mais usados do aplicativo, funcionado de forma similar a um clique com o botão direito do mouse em computadores. 

Tecnologia 3D Touch sendo demonstrada no iPhone 6S (Foto: Reprodução/Apple)

Conexão mais rápida com a internet

A Apple garante que a navegação na web ficará mais rápida nos iPhone 6S e 6S Plus. Em relação à rede LTE 4G, a empresa aumentou o número máximo de bandas suportadas, passando de 20 no iPhone 6 para até 23 bandas no novos 6S  e 6S Plus.

Na prática, isso significa que o usuário terá mais opções de redes 4G para se conectar, incluindo a 4G-Advanced, com velocidades de até 300 Mbps. O Wi-Fi ficou também duas vezes mais rápido, atingindo agora velocidades de 866 Mbps.

Câmeras

As câmeras do iPhone estão melhores do que nunca. Os 6S e 6S Plus são equipados com sensor de 12 megapixels na traseira, ao contrário do modelo antigo que trazia "apenas" 8 megapixels. A abertura permanece a mesma: f/2.2. Já a resolução do vídeo saltou de 1080p para 4K (30 quadros por segundo).

iPhone 6S e iPhone 6S Plus trazem câmera de 12 megapixels (Foto: Divulgação/Apple)

A frontal foi de 1,2 megapixels para 5 megapixels nos novos modelos. Há ainda um novo recurso, chamado Live Photos, que capta movimentos um ou dois segundos antes e depois do disp

... aro para criar imagens animadas, como GIFs. 

Corpo na cor rosa

Tanto o iPhone 6S quanto o 6S Plus contam com uma nova opção de design: a cor rosa, conhecida como ouro rosê. A alternativa foi adicionada aos já existentes dourado, prata e cinza espacial.

iPhone 6S ganhou opção de cor rosa (Foto: Divulgação/Apple)

O material de fabricação também mudou. Para prevenir o entortamento observado no iPhone 6 Plus, os novos aparelhos são feitos com liga de alumínio 7000, a mesma do Apple Watch Sport. O composto é bem mais rígido que a liga de alumínio anodizado 6000, usada nos iPhones anteriores. Além disso, a Apple afirmou que o vidro que reveste a tela dos novos iPhones também está mais forte. 

Touch ID aprimorado

A segunda geração do Touch ID, sensor de digitais da Apple, também está mais rápido. O leitor aprimorado, promete reconhecer a identidade do proprietário e desbloquear o celular em menos tempo que em sua primeira versão, disponível no iPhone 6  e 6 Plus.

iPhone 6S e 6S Plus têm sensor de digitais aprimorado (Foto: Reprodução/Apple)

Outras mudanças

Outras novidades que tiveram menos destaque também devem melhorar a experiência de uso da próxima linha de iPhones. Os novos aparelhos já vem com o iOS 9, que sofreu várias alterações e está ainda mais integrado com a Siri.

Agora, a assistente pessoal atende ao comando "Hey Siri" sem que o usuário pressione o botão home, assim como o Google Now já faz no Android. O processador também mudou, passando do A8 para o A9, que promete ser duas vezes mais potente que o modelo anterior. A versão do Bluetooth subiu para a 4.2.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Várias outras características, porém, permaneceram. Os displays ficaram inalterados: 4,7 polegadas para o iPhone 6S e 5,5 para o iPhone 6S Plus, cujas resoluções são de 1334 x 750 pixels e 1920 x 1080 pixels, respectivamente. As opções de armazenamento interno continuam em 16, 64 e 128 GB e, claro, não há opção para cartão de memória.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo