Ganhar dinheiro com games no Brasil ainda pode ser um desafio. Apesar de existirem meios para isso, nem sempre é fácil lucrar com a jogatina, afinal é preciso muito esforço e conhecimento técnico bem apurado. Por isso, confira a lista com seis maneiras de se especializar para possivelmente ganhar dinheiro ao trabalhar com jogos:

Steam: como vender um item no Mercado

Jogador profissional

Jogar profissionalmente talvez seja a tarefa mais difícil de todas para quem deseja viver disso. Ser um atleta de esportes eletrônicos exige dedicação e muito treino, além de uma equipe que acredita no seu potencial enquanto titular do clube.

Pain Gaming é uma equipe profissional de League of Legends que já ganhou prêmios (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Essa, no entanto, pode ser uma carreira altamente rentável. Não é novidade que atletas de videogames ganham prêmios valiosos. Torneios mundiais de League of Legends, por exemplo, pagam até US$ 1 milhão a vencedores. Isso sem falar nos campeonatos menores que chegam a valer milhares. Vale lembrar que os ganhos, geralmente, são resultado de dedicação constante à ocupação.

Desenvolvedor de jogos

Outra missão pouco simples no Brasil é a de produzir jogos. Porém, mesmo com os desafios, isso tem se tornado cada vez mais possível. O maior problema aqui é contar com pessoas dispostas a cooperar com seu projeto, pois desenvolver um game sozinho não é muito adequado – apesar de ser plausível.

Behold Studios, produtores brasileiros do sucesso Chroma Squad (Foto: Divulgação/Behold Studios)

Produzir um jogo vai muito além de criar códigos. É preciso pensar em roteiro, visual e design, além de estratégias de lançamento. Com os conhecimentos necessários, uma pessoa pode realizar essas funções individualmente, mas nem sempre o resultado será bom o suficiente para garantir vendas ou qualidade.

Vídeos de gameplay

Quem gosta de jogar e mostrar para os outros pode se dar bem ao gravar vídeos de gameplay para divulgar na Internet. Sites como YouTube e similares têm sistema de remuneração para usuários que se destacam e conseguem milhares - e até milhões - de visualizações.

O sueco Felix "PewDiePie" é um exemplo de usuário que ganha dinheiro com vídeos (Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar de parecer simples, nesse trabalho também é preciso se preocupar com pontos importantes, como conteúdo interessante, relevante e boa apresentação. Afinal, o próprio site de vídeos do Google já está cheio de vídeos de outras pessoas. Com isso, ter destaque nesse oceano de conteúdo não é tão fácil assim.

Comerciante de itens

Que tal vender para outros usuários os itens coletados durante a jogatina? A prática pode ser considerada ilegal na maioria dos games - o que pode render suspensão da conta em determinado título -, então o ideal é procurar games que apresentam um sistema legal pa

... ra comércio de artigos.
O Steam permite vender cartas e objetos virtuais para outros jogadores (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

World of Warcraft é um jogo que conta com uma Casa de Leilões na qual o usuário anuncia itens virtuais e ganha a moeda fictícia do título. A ferramenta permite pagar a mensalidade do game, por exemplo. Já no Steam, aplicativo de jogos da Valve, o usuário consegue revender cartas virtuais encontradas em produções disponíveis na plataforma. Isso rende novos games ou até mesmo outras cartas mais raras.

Testador de jogos

Testar jogos é uma profissão semelhante a de desenvolvimento de games, mas a pessoa não precisa necessariamente fazer parte de um estúdio para ser testador. Pelo contrário, é possível ser um “experimentador profissional” e oferecer serviços a diversas empresas, como uma consultoria especializada no assunto.

Ser testador de jogos já virou até Reality Show da Sony (Foto: Divulgação/Sony)

O papel do testador é passar pelos estágios de um game e encontrar possíveis problemas. Isso pode parecer muito fácil, mas a missão não tem tanto glamour quanto se pensa. Testar um título pode levar dias, sempre jogando trechos repetidos da mesma forma, o que pode ser cansativo e até frustrante. 

Vendedor de jogos

O comércio é uma alternativa para ganhar dinheiro em qualquer área. Com jogos, isso é ainda mais tentador, graças aos preços tradicionalmente altos dos produtos. É claro que a tarefa demanda investimentos para abrir o próprio estabelecimento, mas também é possível trabalhar para outro lojista, ou ser representante comercial.

Comércio de games é alternativa clássica e promissora (Foto: Divulgação/GameStop)

A venda de games também pode ocorrer exclusivamente em ambiente virtual. A partir disso, os usuários podem reduzir gastos de investimento com lojas físicas e garante mais autonomia aos futuros empresários.

Quanto você já ganhou vendendo na Steam? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo