Google Docs oferece uma ferramenta que permite escrever textos usando apenas a voz. Além de ser gratuito, não é preciso baixar programas para usar o recurso. Um dos destaques é que a função está disponível em português, e a transcrição em tempo real é bastante eficiente. Ficou interessado? Veja agora como escrever textos a partir da voz no serviço do Google que permite criar, editar documentos de texto e compartilhá-los com amigos.

Como usar o Google Docs; dicas para ficar livre do ‘velho Word’

Google Docs: veja como escrever usando a voz (Foto: Divulgação/Google)

Passo 1. Acesse o Google Docs pelo Chrome e clique no ícone de “+” com um botão vermelho para criar um novo documento;

Crie um novo documento no Google Docs pelo Chrome (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será aberta uma nova aba com espaço para digitação. Clique em “Ferramentas” e, depois, em “Digitação por voz”;

Dentre as Ferramentas selecione a Digitação por Voz no Docs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que será exibida uma pequena tela com um microfone. Clique nela e confirme em “Permitir” para o navegador acessar os comandos de voz;

Permita o acesso pelo navegado para a ferramenta do Docs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora, basta começar a falar o que quer digitar. Enquanto estiver ativo, o recurso será exibido em vermelho. Quando quiser encerrar a transmissão, basta clicar na caixa com o microfone.

... b3OYTCAeYSZfhOnWlfNqDWkF0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/09/04/docs-04.jpg" alt="Inicie os comandos por voz para a digitação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="395" width="695">Inicie os comandos por voz para a digitação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aproveite para digitar seus textos ou usar a ferramenta como ferramenta de acessibilidade no computador. O resultado fica melhor com um microfone de headset ou externo para captar o som com precisão.

Qual é o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo