O Atari 2600 foi um grande videogame, com lançamento em 1977. O console fez sucesso com a geração 70 e 80, mas o fim da sua era foi marcado pelo cancelamento de diversos jogos. Em função da crise econômica do setor vivida na época, muitos games promissores acabaram não sendo lançados, inclusive títulos baseados em franquias relevantes até hoje, como The Lord of The Rings e Star Wars. Confira, a seguir, jogos que foram cancelados no Atari 2600.

O "Crash" da indústria em 1983 ficou conhecido como um momento em que o interesse do público em videogames caiu drasticamente, supostamente impulsionado por títulos de baixa qualidade e outros fatores diversos. Grande parte da culpa é atribuída ao lançamento do game "E.T. the Extra-Terrestrial", no final de 1982, baseado no filme de Steven Spielberg. Apesar do nome famoso, o game era confuso e irritante de jogar, o que resultou em vendas muito abaixo do esperado. A perda de interesse do público, por sua vez, gerou o cancelamentos da lista abaixo.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Lord of the Rings: Journey to Rivendell

Baseado na franquia "O Senhor dos Anéis", este game era bastante ambicioso para sua época e fazia parte de uma geração de jogos mais complexos do Atari 2600. Jogadores assumiam o papel de Frodo em uma jornada para Valfenda (Rivendell em inglês) enquanto fugiam dos cavaleiros Nazgûl. Era possível explorar o mapa em todas as direções e recrutar aliados, supostamente outros membros da Sociedade do Anel, porém os Nazgûl ficavam mais rápidos com o passar do tempo.

O game estava em desenvolvimento pela Parker Brothers em 1983 quando foi cancelado e presumia-se que não havia muito material. No entanto, um antigo empregado da companhia revelou uma versão completa do jogo próximo ao lançamento do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, em 2001. Atualmente é possível experimentar o game no site The Internet Archive.

Garfield

O gato laranja e preguiçoso de Jon Arbuckle ganharia um jogo simples no Atari 2600. A aventura era semelhante a dos Smurfs em funcionamento, Garfield teria que desviar de obstáculos por várias telas para salvar o gatinho Nermal e então repetir o resgate várias vezes, com uma dificuldade crescente. Devido ao Crash da indústria o game acabou cancelado sem ser terminado.

Keystone Kapers 2

Em 2018 foi descoberto que o clássico game de polícia e ladrão Keystone Kapers teria uma sequência no Atari 2600, chamada Keystone Kapers 2 ou Keystone Cannonball. O game não chegou a ser desenvolvido, mas o programador Dan Kitchen doou um protótipo para o National Videogame Museum que exibe um pouco de seu visual. É possível ver o policial em cima de um trem com a possibilidade de andar entre vagões, ir até a locomotiva e usar escadas, supostamente para capturar um ladrão.

Star Wars: Return of the Jedi: Ewok Adventure

Houve alguns jogos de Star Wars no Atari 2600 baseados nos primeiros filmes da franquia, porém um game específico do Episódio VI nunca foi lançado. Star Wars: Return of the Jedi: Ewok Adventure era um jogo de tiro onde o player controlava um Ewok em um planador. Seu sistema de controle era complexo para a época pois exigia que o jogador administrasse velocidade e altura com timing, semelhante aos controles da capa de Mario em Super Mario World. Executivos da empresa queriam um controle mais simples, porém o game designer Larry Gelberg se recusou a fazer mudanças, o que levou ao cancelamento.

Miss Piggy's Wedding

Inspirado no filme "Os Muppets Conquistam Nova York" (The Muppets Take Manhattan), o game se

... inspirava na cena de casamento entre Miss Piggy e Kermit (Caco). Era um jogo multiplayer competitivo, em que um jogador controlava Miss Piggy, que precisava pegar Kermit, e outro controlava o próprio Kermit, que deveria fugir da igreja. Tudo isso com obstáculos que atrapalhavam os dois. O game seria lançado em 1984, mas acabou cancelado por motivos desconhecidos.

Elevator Action

O popular jogo de fliperama Elevator Action da Taito em 1983 chegou bem perto de ter uma boa versão no Atari 2600. O game traria uma jogabilidade bem próxima do original em que jogadores entram em um elevador e enfrentam inimigos por vários andares. O protótipo existente do game está quase completo e não se sabe por que o jogo foi cancelado, mas é possível que tenha sido devido ao crash da indústria.

Saiba mais: veja os melhores games para jogar na quarentena

Advanced Dungeons & Dragons: Treasure of Tarmin

Criado com base no sistema de RPG AD&D, este game chegou a ser lançado para o videogame Intellivision e pra o computador Mattel Aquarius, porém a versão para Atari 2600 nunca foi lançada. Tratava-se de uma aventura em primeira pessoa com visual que simulava 3D. Jogadores exploravam o labirinto do Minotauro como uma área repleta de monstros e mistérios. A Mattel Electronics havia encomendado uma versão do jogo para o Atari 2600, porém faliu antes que pudesse lançá-lo.

The A-Team

Este game seria baseado na série "Esquadrão Classe A", porém sua história é um pouco mais complexa. Na prática, a Atari apenas pegou um outro game que nunca foi lançado, chamado Saboteur, e alterou seus gráficos para oferecê-lo aos criadores da série de TV como um jogo licenciado. Ao invés de um personagem, o jogador controla apenas uma cabeça flutuante de Mr. T, que dispara contra inimigos. A empresa acabou por recusar a proposta e o jogo nunca foi lançado.

I, Robot

O nome do game é o mesmo da série de contos de ficção científica do famoso escritor Isaac Asimov, porém a única coisa que ambos dividem é sua temática sobre robôs. I, Robot foi o primeiro jogo 3D para fliperamas com polígonos, e trazia uma batalha entre um robô consciente e o "Big Brother" representado por um olho gigante. Apesar da inovação tecnológica o fliperama não vendeu bem, o que levou ao cancelamento de uma conversão para o Atari 2600.

Dukes of Hazzard

Conhecida no Brasil como "Os Gatões", a série Dukes of Hazzard quase teve um jogo lançado para o Atari 2600. No game, usuários controlam os "gatões" a bordo de seu carro General Lee para resgatar sua prima Daisy Duke enquanto desviam de carros de polícia do xerife Rosco e de Boss Hogg. Segundo relatos, a Atari chegou a produzir cópias físicas do game, mas desistiu em cima da hora em lançá-lo. Há protótipos disponíveis na Internet que mostram alguns defeitos no jogo que podem ter sido o motivo da desistência.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo