O iPhone 5C, smartphone “baratinho” da Apple possui diversas funcionalidades poucos exploradas e até mesmo desconhecidas pelos usuários. Pensando em melhorar a experiência de uso, listamos sete dicas e truques para você usar no modelo, desde ocultar fotos até ativar leitor de textos e a ficha médica para emergências. Confira.

iPhone 5: veja dicas para aproveitar ao máximo o smartphone da Apple

Confira dicas e truques para melhorar a experiência de usuário no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Ocultar fotos na galeria

Para impedir que fotos do rolo da câmera fiquem visíveis nas abas "Momentos, Coleções e Anos" não é preciso deletá-las. Basta pressionar a foto desejada, clicar em "Ocultar" e confirmar a operação. 

Oculte fotos do rolo da câmera (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Em seguida, um álbum será criado com as fotos ocultas do seu iPhone. Você poderá acessá-lo e editar seu conteúdo sempre que quiser. Também é possível torná-lo visível novamente. 

As fotos ocultas ficarão disponíveis em um álbum especial (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Texto preditivo

Uma das novidades do iPhone 5C é o texto preditivo. Com ele, o seu aparelho oferece sugestões muito úteis de palavras, te ajudando a enviar e responder mensagens de forma mais rápida. Para ativar o recurso, basta pressionar o botão de emoticon ou do globo e deslizar a tecla de “Preditivo” para a direita para ativar.

Ative o recurso "Preditivo" para enviar e responder mensagens mais rápido (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Criar uma ficha médica

O iPhone também pode te ajudar em situações de emergência. É possível criar uma ficha médica com informações úteis como alergias, medicamentos, grupo sanguíneo e mais. Para criar o cartão e editar as informações, vá até o aplicativo Saúde do iOS e toque em "Ficha Médica". Para acessá-la na tela bloqueada, clique em “Emergência” e, depois, em “Ficha Médica” no canto inferior esquerdo da tela.

Crie uma ficha médica para situações de emergência (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Identificar qual música está tocando

Você também pode identificar qual música está tocando com o seu iPhone 5C. A Siri, assistente virtual do iOS, escuta e te diz o nome da música, além de sugerir o link de compra no iTunes. Basta perguntar “Qual música está tocando?” e ela te dará o nome da músic

... a e do artista.
Siri, assistente digital do iOS, identifica a música que estiver tocando (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Criar web clips

No iPhone 5C, é possível criar atalhos para suas páginas preferidas no Safari. Para isso, basta entrar no site escolhido, clicar em “Compartilhar” e selecionar “Tela de Início”. Para finalizar, edite o nome e confirme. Depois, um ícone de acesso rápido daquela página será adicionado no seu celular, ao lado dos aplicativos. 

Crie um atalho para suas páginas favoritas na tela principal do iPhone (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Procurar a definição de uma palavra

O iPhone também pode te ajudar a encontrar o significado de uma palavra desconhecida, seja em aplicativos como o Mail ou até em páginas do Safari. Para isso, pressione a palavra desejada e clique em “Definir”. Em seguida, será aberto um dicionário com a explicação do termo.

Estão disponíveis dicionários em português, inglês, alemão, entre outros. Mas basta clicar em “Gerenciar” para adicionar um novo. Você também pode optar por buscar o significado da palavra na web, clicando no canto inferior direito da tela.

Busque a definição de uma palavra no Safari ou em apps com o iPhone (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Texto lido para você

Outra novidade pouco explorada do iPhone 5C é o leitor de textos, que lê o conteúdo aberto na tela para o usuário. Para ativar o recurso vá até Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala e deslize a tecla para a direita em “Falar conteúdo da tela”.

Depois, para começar a usar, basta deslizar com os dois dedos de cima para baixo no iPhone ou pedir para a Siri "Falar conteúdo a tela".  É possível optar por vozes em diversos idiomas, além de escolher a velocidade da fala e qual conteúdo do texto deve ser destacado. 

iPhone 5C possui recurso de leitor de textos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Vale a pena trocar o iPhone 5C pelo iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo