Ficar em dúvida sobre atualizar ou não o Windows para a versão 10 é normal. Muitas alterações foram feitas no sistema operacional da Microsoft e nem todo mundo sabe que mudanças são essas. Veja o rápido comparativo entre o Windows 7, 8.1 e 10 e veja quais deles tem as mais novas funções e apps.

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10? Entenda por que é vantagem atualizar o sistema (Foto: Reprodução/TechTudo)

Menu Iniciar: Presente nos Windows 7 e 10, mas ausente no Windows 8.1. Torna o sistema mais intuitivo e familiar aos usuários da Microsoft. No Windows 10, incorpora os live tiles (blocos dinâmicos).

Inicialização rápida: Hyperboot & InstantGo, ferramentas que permitem retomar rapidamente o trabalho no Windows, são encontradas nas versões 8.1 e 10. Com o recurso ativado, o sistema é capaz de manter a conexão com a Internet mesmo em modo de espera, permitindo fazer downloads e atualizar programas em segundo plano. No Windows 7, não há qualquer sinal dessa função.

Menu Iniciar está no Windows 7 e 10; no último, porém, foi totalmente repaginado (Foto: Laura Martins/TechTudo)

Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. No entanto, no Menu Iniciar, usando blocos, isso só pode ser feito no Windows 10.

Personalização: Da mesma forma, Windows 7, 8.1 e 10 permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes… Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara. Datado, o mais antigo pode parecer "sem graça". 

Windows Hello: Apenas o Windows 10 tem suporte ao Windows Hello, ferramenta de autenticação biométrica permite logar no sistema sem precisar de senhas. O recurso, vale lembrar, requer hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos.

Windows Hello está presente apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

OneDrive integrado: Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível.

Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.

Microsoft Edge: O nov

... o navegador da Microsoft está disponível somente no Windows 10. As versões anteriores do sistema vinham equipadas com o velho e polêmico Internet Explorer.
Presente apenas no Windows 10, Microsoft Edge substitui IE (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows Store: A loja de aplicativos da Microsoft integra os Windows 8.1 e 10. Com funcionamento análogo à Google Play Store e à Apple Store, o ambiente permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV. A estrutura de apps só está disponível a a partir do 8.1.

Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.

Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.

Desktop virtual é recurso nativo apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Veja a tabela das funções do Windows

Windows 8.1  10 
 Menu Iniciar  ✓    ✓
 Fixação de aplicativos  ✓ ✓   ✓
 Personalização  ✓  ✓  ✓
 Windows Hello      ✓
 OneDrive Integrado   ✓   ✓
 Continuum       ✓
 Microsoft Edge       ✓
Multitarefa        ✓
 Windows Store     ✓   ✓

Via Microsoft



>>> Veja o artigo completo no TechTudo