FIFA 20 é o novo simulador de futebol da EA Sports lançado para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo traz diversas variações táticas para mudar o ritmo das partidas, com formações e jogadas ensaiadas perfeitas para se defender ou conseguir marcar gols. Confira no tutorial completo a seguir como funcionam as táticas, o que elas fazem, e quando e como aplicá-las em seu time para garantir a vitória ou virar um jogo perdido.

Como ativar as táticas personalizadas

Não basta ter ótimos reflexos, toques precisos e habilidade nos dribles para vencer os melhores jogadores de FIFA 20. Saber se adaptar, mudar as táticas e fazer jogadas ensaiadas no momento certo é a chave para virar a maré de uma partida, pois são comandos que alteram o posicionamento e atitude da equipe inteira em apenas um clique. Não existe uma formação superior às demais, e você deve fazer suas escolhas baseado no estilo de jogo que melhor encaixa com seu jeito de jogar.

Para entrar no menu de táticas personalizadas, abra seu Ultimate Team e então vá em Squads (Elencos), Active Squad (Elenco ativo), Squad Actions (Ações de Elenco) e Tactics (Táticas). A configuração que você fizer ficará salva e será carregada por padrão em todas as partidas futuras, até que você faça novas alterações. Você também pode pausar o jogo durante uma partida em andamento e mexer nas formações quando quiser, ou clicar nas quatro direções do direcional digital para utilizar atalhos rápidos de formação.

Diferentes tipos de táticas

As táticas personalizadas de FIFA 20 podem ser divididas entre defesa, ataque e lances de bola parada, como explicaremos detalhadamente a seguir. Ao optar pelos diferentes estilos defensivos, o jogador pode escolher com qual frequência e intensidade seus atletas farão pressão e tentarão roubar a bola dos rivais, o que garante mais botes, mas também cansa mais os craques.

Há cinco níveis de intensidade ao todo, do mais relaxado, que garante maior posse aos rivais, passando pelo equilibrado, que faz pressão no meio de campo, e Pressão no Toque, uma boa opção para apertar os rivais sem se cansar tanto. Você também pode pedir pressão ao perder a bola, o que faz os jogadores apertarem os rivais por pouco mais de seis segundos após a perda de posse, ou utilizar a intensa opção de Pressão Constante, que deixa seus jogadores exaustos, mas é ótima para roubar a bola e tirar proveito de atletas com muito fôlego.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Custos e benefícios da marcação sob pressão

Você também pode determinar em qual profundidade do campo o seu time começará a fazer a marcação dos rivais, colocando o time inteiro atrás da linha do meio campo (formação 1 a 3, profunda) em uma verdadeira retranca, ou adiantando bastante seus zagueiros e laterais (8 a 10, avançada), que deve ser utilizada apenas nos momentos de desespero, em que é preciso fazer um gol a qualquer custo, já que o time fica completamente exposto a contra-ataques.

Ataques bem pensados e com cautela

Já no ataque, os estilos ofensivos ditam qual será a velocidade de avanço das jogadas, e qual a distância que os atletas deixam entre si na hora de correr para frente. Na formação de posse, seu time jogará parecido com o Tiki-taka espanhol, com os jogadores próximos uns dos outros, valorizando bastante a posse de bola e esperando o melhor momento para ganhar espaço e construir jogadas.

Já o passe em profundidade deve ser usada para ligações diretas entre defesa e ataque, quando seu time estiver muito pressionado. Ao atacar com tudo e mandar o time todo para a frente, tome muito cuidado para não perder a bola, pois sua defesa será pega no contrapé e fazer faltas

... será a única forma de parar o ataque.

Jogadores na área

Você também pode determinar como, quantos e quando seus jogadores invadem a área do goleiro rival manualmente, escolhendo entre o nível 1 e 10 de agressividade. É uma boa ideia jogar de forma equilibrada na maior parte do tempo, e só colocar o time inteiro dentro da área quando estiver desesperado, cruzando bolas na área na esperança de arrancar um gol milagroso. Da mesma forma, só tire todos os seus jogadores da área caso precise demais segurar um resultado.

Nas táticas personalizadas também é possível definir quantos jogadores avançam e onde eles se posicionam na hora de cobrar escanteios e faltas. Há cinco níveis de intensidade, sendo que os 1 e 2 colocam poucas pessoas na área e adotam uma postura mais defensiva, enquanto os níveis 4 e 5 povoam o ataque. Se você tiver atacantes fortes e altos, não precisa colocar tanta gente na área, já que eles podem puxar a marcação sozinhos e vencer as divididas com seus atributos.

Treine bastante e mexa o tempo todo nas configurações de táticas personalizadas até se acostumar com todas elas, pois nenhum professor é melhor do que a prática. Mude as formações e estilo de jogo contra diferentes adversários e situações até descobrir o que funciona melhor para o seu estilo de jogo. Fique de olho na equipe rival também, pois, assim como você, é provável que o jogador do outro lado também faça mudanças, então esteja sempre pronto para mudar de formação e não ficar em desvantagem!

FIFA 20 seu jogo de esporte favorito? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo