Wolverine é um dos heróis mais conhecidos da Marvel e dos X-Men. Famoso por seus quadrinhos, filmes e desenhos animados, o herói também estrelou jogos clássicos para vários consoles. Do NES ao Nintendo Wii, o mutante deixou sua marca e conquistou diversas gerações. Confira a lista com dez de seus games mais marcantes.

Baixe o papel de parede do Wolverine

Wolverine

Lançado em 1991 exclusivamente para o mercado norte-americano do Nintendinho, o Wolverine da LJN intimidava o jogador com o seu alto nível de dificuldade, mas ainda assim virou um cartucho querido.

Jogos clássicos do Wolverine: Wolverine (Foto: Divulgação/LJN)

O simples fato de ter um jogo licenciado oficial sobre um dos X-Men mais amados pelos fãs já bastou para consagrar o game, que também tinha a presença de vilões como Dentes de Sabre e Magneto.

Wolverine: Adamatium Rage

Em 1994 foi lançada uma das mais famosas aventuras do herói: Adamatium Rage. As versões para Super Nintendo (publicada pela LJN) e Mega Drive (Acclaim) foram febre nas locadoras e revistas da época.

Apesar da trama e premissa similar de jogabilidade entre os dois cartuchos, a versão para Super Nintendo foi mais bem recebida, muito pelo fato de os controles não terem sido tão bem calibrados no console da Sega.

Jogos clássicos do Wolverine: Adamatium Rage (Foto: Divulgação/LJN)

X-Men Mutant Apocalypse

Na década de 1990, a Capcom vivia uma de suas mais inspiradas fases criativas, lançando excelentes jogos licenciados para o Super Nintendo. Em 1994, uma de suas melhores criações chegou com exclusividade ao console de mesa da Big N.

X-Men Mutant Apocalypse permitia jogar com os heróis mais famosos da equipe, como Ciclope, Fera e Wolverine, intercalando o controle sobre eles em fases temáticas que tiravam proveito de seus poderes únicos.

Jogos clássicos do Wolverine: Mutant Apocalypse (Foto: Divulgação/Capcom)

X-Men Children of the Atom

1994 foi um ano tão bom para a Capcom que ainda vimos o lançamento de Children of the Atom, um jogo de luta que plantou as bases de gameplay da franquia Marvel vs. Capcom.

Disponível para fliperamas, Sega Saturno, PC e PlayStation, o jogo aproveitou o sucesso do desenho animado dos X-Men e recrutou vários dubladores para repetirem seus papéis. Wolverine, então, foi um dos lutadores mais populares do game.

Jogos clássicos do Wolverine: Children of the Atom (Foto: Reprodução/YouTube)
... /div>

X-Men vs Street Fighter

Com o sucesso de Children of the Atom, o próximo passo na jornada dos games de luta da Capcom foi unir as mecânicas do título com Street Fighter, o que aconteceu neste crossover de 1996.

Wolverine, Ryu e seus amigos brilharam nos fliperamas, Sega Saturno e PlayStation, embora o console da Sony tenha decepcionado devido às suas limitações de hardware, que não possibilitaram o port do modo de combates em dupla, grande sensação dos arcades.

Jogos clássicos do Wolverine: X-Men vs Street Fighter (Foto: Reprodução/YouTube)

Marvel Vs. Capcom 2: New Age of Heroes

Mesmo disponibilizado no Dreamcast, Xbox 360, PS3, Xbox, PlayStation 2 e iOS, New Age of Heroes será sempre lembrado como um dos maiores sucessos já vistos nos fliperamas, plataforma na qual estourou no ano 2000.

O auge da franquia de luta da Capcom impressionou pela jogabilidade balanceada e precisa, além do elenco de personagens. Entre Mega Man, Ryu, Chun-Li e Homem de Ferro, Wolverine se destacava com golpes rápidos e mortais.

Jogos clássicos do Wolverine: Marvel vs Capcom 2 (Foto: Reprodução/YouTube)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Marvel Nemesis Rise of the Imperfects

Quando um grupo de extraterrestres invade a terra e recruta seu próprio exército de dominação global, os maiores heróis da Marvel se reúnem para combater a ameaça. O elenco deste título de ação trazia Wolverine, Elektra, O Coisa, Demolidor, Tocha Humana e muitos outros.

Publicado pela EA e lançado em 2005 para GameCube, DS, PlayStation 2, PSP e Xbox, Rise of the Imperfects não foi um grande sucesso comercial, mas deixou saudades. Ao menos os quadrinhos homônimos foram mais bem recebidos.

Jogos clássicos do Wolverine: Marvel Nemesis (Foto: Divulgação/EA)

Spider-Man Web of Shadows

Apesar de ser um título protagonizado pelo Amigão da Vizinhança, Wolverine dividia a capa do game com o Homem-Aranha, e sua participação era das mais interessantes. Em certo momento da campanha, o herói se fundia com o simbionte Venom, dando origem a uma forma inédita e poderosa.

Lançado em 2008 pela Activision para Nintendo Wii, DS, PlayStation 2, PS3, PSP, PC e Xbox 360, o game tinha jogabilidade confusa, mas se destacou pela história e bom uso dos personagens da Marvel.

Jogos clássicos do Wolverine: Spider-Man Web of Shadows (Foto: Reprodução/YouTube)

X-Men Legends

Lançado em 2004 para GameCube, PlayStation 2, Xbox e N-Gage, X-Men Legends foi uma grata surpresa publicada pela Activision e desenvolvida pela Raven Software. Misturando ação, combate tático e elementos de RPG ao estilo Diablo, o jogo cativou os fãs.

O jogador controlava seu próprio time de X-Men e misturava seus poderes em ação, formando duplas inusitadas como Wolverine e Colossus. A ideia deu tão certo que o game ganhou uma sequência direta antes de servir de base para Marvel Ultimate Alliance.

Jogos clássicos do Wolverine: X-Men Legends (Foto: Divulgação/Activision)

X-Men Origins Wolverine

Este jogo foi uma das maiores surpresas para Nintendo Wii, DS, PC, PlayStation 2, PS3 e Xbox 360. O filme que inspirou este jogo não agradou os fãs dos personagem.

No entanto, a desenvolvedora Raven Software conseguiu aproveitar apenas o visual e as melhores ideias do longa e, em 2009, lançou este game de ação, que rodava na Unreal Engine 3.

Jogos clássicos do Wolverine: X-Men Origins Wolverine (Foto: Divulgação/Activision)
Qual é o melhor game baseado em heróis da Marvel? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo