Projetores podem ser uma boa opção para substituir TVs e ter uma tela "de cinema" em casa. Marcas como LG, BenQ e Epson oferecem diversos modelos à venda no Brasil, enquanto a Samsung será outra marca a apostar no segmento com o The Premiere, anunciado durante a IFA 2020. Na hora de escolher um novo modelo, é importante atentar a características como sistema operacional próprio, saídas de áudio e o tamanho de exibição. Confira a seguir alguns pontos que vão ajudar você a escolher o projetor ideal para você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Defina o tipo de uso

Primeiro, é importante pensar na finalidade do projetor, ou seja, se a proposta é utilizá-lo no trabalho, para substituir uma TV ou montar uma espécie de cinema em casa, entre outros usos. Isso é importante porque modelos mais simples podem funcionar bem para apresentações profissionais, por exemplo, mas são pouco para assistir a filmes e séries com qualidade.

Exibições com resolução SVGA (800 x 600 pixels) ou XGA (1024 x 768 pixels), por exemplo, são interessantes para mostrar documentos, por exemplo, mas modelos Full HD e WUXGA (1920 x 1200 pixels), ou até mesmo HD e WXGA (1280 x 800 pixels) são melhores para entretenimento.

Saiba o que buscar em um projetor:

Outra alternativa é ter um projetor de resolução 4K, mas esses têm um preço bem maior em relação às opções HD e Full HD. É preciso ter em mente que a quantidade de conteúdos em 4K nos serviços de streaming ainda é pequena. Por isso, antes de investir em um aparelho do tipo, verifique se você realmente precisa de um produto com essas configurações.

O BenQ TK800 com resolução 4K e recurso 3D, por exemplo, que projeta telas de até 100 polegadas, é vendido no varejo online com preços a partir de R$ 11 mil, valor bem mais alto que de TVs premium com tamanho menor e 8K.

É interessante levar em conta se o projetor vai ficar instalado em um local fixo ou se a ideia é transportá-lo para diferentes locais. Se for o caso, vale a pena considerar modelos mais compactos e leves. Neste caso, opções como o Docoy, que promete ser o projetor portátil mais poderoso do mundo, ou o Lenso Space, com projeção de até 120 polegadas, podem ser interessantes.

Confira o espaço disponível

Antes de comprar um projetor, é preciso verificar o tamanho do local onde o aparelho vai ser instalado. Em espaços pequenos, a recomendação é manter uma distância entre 1,5 e 2,5 metros para uma tela de 100 polegadas, enquanto em locais maiores o número pode ficar de 2,5 a 4 metros.

De qualquer forma, é importante verificar as recomendações de distâncias mínimas e máximas de cada fabricante. Modelos como o CineBeam Laser 4K da LG, por exemplo, promete alcançar projeção em telas de até 120", mesmo estando a 18 centímetros da parede.

Tem sistema de som próprio?

Os projetores nem sempre oferecem sistema de som integrado. Além disso, opções que contam com saída própria de áudio podem decepcionar quanto à qualidade e, nesse caso, a solução e conectar uma caixa de som via P2 ou HDMI, por exemplo. Dependendo do modelo, o usuário pode fazer isso via Bluetooth.

Uma solução interessante encontrada pelos desenvolvedores do projetor Lumes é um sistema de som Bluetooth destacável. O dispositivo é recomendado para telas de até 160 polegadas e traz resolução 4K. Também é possível escolher modelos com speakers estéreo, como o EpiqVision Ultra LS500, da Epson, que deve entregar uma boa qualidade sonora em ambientes pequenos.

Especificações de luz e imagem

Quando o as

... sunto é imagem, além de considerar as resoluções HD, Full HD e 4K, é importante atentar à tecnologia utilizada por cada projetor. Modelos que usam o sistema de imagem Digital Light Projection (DLP), por exemplo, costumam ser os mais baratos do mercado. Por outro lado, oferecem menor qualidade de imagem e brilho. Vale lembrar que existem opções do tipo que usam três chips, sendo um para cada cor. Assim, a qualidade aumenta, mas acabam mais caros que produtos de apenas um chip.

Projetores LCD, por sua vez, oferecem uma projeção parecida com as imagens de TV, pois usam um sistema que controla separadamente as cores primárias (verde, vermelho e azul). Um modelo com a tecnologia consegue entregar maior fidelidade de cor e brilho mais eficiente. Já os Liquid-Crystal on Silicon (LCoS) são capazes de exibir cores ainda mais fiéis, mas são os modelos mais caros no mercado.

Em ambientes muito escuros ou para fazer projeções com as luzes apagadas, vale preferir modelos entre 500 e 2.000 lúmens de brilho. Quanto mais escuro for o local, menor pode ser a quantidade de lúmens. Agora, para locais com muita iluminação, a recomendação é escolher aparelhos com, no mínimo, 3.000 lúmens.

Além dos desse aspecto, outro fator que interfere muito na qualidade das projeções é o contraste. Por isso, o ideal é investir em um projetor que tenha pelo menos uma taxa de contraste 2000:1, ou seja, o branco é 2.000 vezes mais claro que o preto. Quanto maior for o contraste, melhor será a variação de cores e a quantidade de detalhes das imagens.

Sistema operacional próprio

Já existem no mercado opções de projetores com sistema operacional próprio ou recursos incorporados para fazer a integração com outros dispositivos. Isso é interessante para contornar a necessidade de plugar um TV Box ou dongle para assistir a conteúdos na tela grande.

É o caso do CineBeam 4K, que chegou com promessa de substituir as smart TVs. O projetor da LG tem sistema operacional webOS 4.5, permitindo ao usuário acessar serviços como Amazon Prime Video, Globoplay e Netflix. Além disso, o produto tem suporte ao aplicativo ThinQ AI, podendo ser controlado por smartphones Android e iPhone (iOS).

Interfaces

Caso seja necessário utilizar um Chromecast para assistir aos conteúdos no projetor, por exemplo, é importante optar por um modelo com boa oferta de conexões. O problema é que, normalmente, o número de interfaces nos projetores é um pouco limitado, e a maioria dos dispositivos ainda não conta com tantas opções. Portanto, é mais garantido optar por produtos mais independentes, como o Mi Smart Compact Projector, da Xiaomi, compatível com Android TV e Google Assistente.

Misturar memória RAM de marcas diferentes tem problema? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo