Apesar de pouco conhecida, a esteganografia é uma técnica de Internet utilizada há muito tempo, inclusive por grupos criminosos, para esconder arquivos. Mas, você sabe como ela funciona? Confira respostas para suas dúvidas sobre a técnica, desde o significado do termo até como ela surgiu. 

O que é torrent e como funciona?

Esteganografia, a arte de esconder arquivos um dentro do outro (Foto: Reprodução/YouTube)

O que é?

Esteganografia é uma técnica que consiste em esconder um arquivo dentro do outro, de forma criptografada. Porém, ao contrário da criptografia, que visa deixar as mensagens incompreensíveis, esta tem como objetivo esconder a existência de uma determinada mensagem, camuflando-a dentro de outros arquivos, imagens, músicas, vídeos ou textos.  Sendo assim, é possível, por exemplo, esconder mensagens dentro de imagens sem que outras pessoas desconfiem que existe alguma coisa escrita ali.

A mensagem pode ser dividida e espalhada em vários arquivos, o que dificulta ainda mais a descoberta das informações contidas. São espalhadas aos poucos, dentro dos pixels de uma foto, por exemplo.

Vamos imaginar que você queira passar uma mensagem secreta para alguém e faz isso através de uma foto. Ao envia-la, o outro indivíduo, que já sabe da técnica, conseguirá ler a mensagem oculta no arquivo. Para isso, basta que ele conheça a senha criptografada. Assim, ao usar a esteganografia, outros usuários que tiverem acesso a imagem não conseguirão identificar que nela existe uma mensagem, a não ser que tenham a senha que já foi combinada previamente.

De onde vem o nome?  

O nome esteganografia tem origem grega e vem da palavra “escrita escondida”. Com origem antiga, a técnica começou na Grécia quando os guerreiros precisavam mandar uma mensagem para outro ponto de guerra sem que o inimigo captasse a informação.

Essa ideia foi usada na computação, de maneira semelhante à original. Atualmente, já existem diferentes métodos de esteganografia, sendo alguns mais tradicionais e outros mais modernos.

Para que serve?

Com o crescimento da Internet, os usuários hoje têm acesso a milhares de informações todos os dias, por isso a esteganografia pode trazer algumas aplicações práticas bem interessantes. A técnica pode ser usada, por exemplo, para implementar mecanismos de verificação de direitos autorais em mídias.

Porém, muitas pessoas também usam a esteganografia para ações maliciosas. É muito comum, por exemplo, pessoas mal-intencionadas utilizarem a técnica para espalhar vírus e outros malwares por meio de imagens e arquivos de áudio e vídeo.

Como usar a técnica? 

Atualmente, existem milhares de aplicativos online que ajudam os usuários a utilizarem a esteganografia. O mais comum é encontrar programas que escondem mensagens em imagens, uma vez que este formato é o mais simples. Porém, existem softwares que escondem textos inteiros em vídeos e arquivos de música. Entre eles estão o JPHS (

... nk-do-autolink-semantico">JP Hide and Seek) e Hide and Reveal.

O funcionamento deles é simples. O primeiro passo é escolher uma imagem JPG para esconder a mensagem – a foto deve ser grande o suficiente para camuflar o texto. Feito isso, o programa pedirá que você coloque a senha que será usada para a criptografia e, em seguida, abrirá uma caixa de texto para inserir a mensagem que vai ser ocultada. Depois de ter inserido um arquivo dentro do outro, basta salvar a imagem e enviar para quem quiser.

Como criar uma senha difícil de ser hackeada? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo