O MacBook Air pode apresentar diversos erros que o façam não ligar, especialmente se o modelo for mais antigo (o notebook ultrafino da Apple existe desde 2008). As razões para isso podem estar ligadas a um carregador com defeito, bateria desgastada, entre outros defeitos de hardware. Em outras situações, o computador pode deixar de responder por conta de uma falha crítica de software, por exemplo.

Em todo caso, é importante descobrir o motivo da pane para tentar resolver por conta própria ou levar o laptop da maçã para a assistência técnica. Veja possíveis causas de erro no MacBook Air e saiba como prosseguir para consertar o aparelho.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Carregador

Comece a investigação pelo carregador. Em modelos do MacBook fabricados com conector magnético MagSafe, cheque se o LED indicador na ponta que encaixa no computador está ligado. Se a luz não acender, examine o cabo e busque por fissuras que possam indicar rompimento no fornecimento de energia do adaptador de tomada para o notebook.

No MacBook Air 2018, a tarefa é mais simples: deixa o cabo USB-C original de lado e teste outro do mesmo tipo. Mesmo que não seja um cabo com especificações 20 V e 5 A, como um carregador de celular, o MacBook deverá responder após alguns minutos na tomada.

Bateria

Se o problema persistir, é possível que a bateria esteja com problema. MacBooks mais recentes não permitem remover a bateria para checar o funcionamento apenas com cabo de energia, mas é possível testar alguns truques para se certificar se o componente responde.

Primeiro, pressione o botão liga/desliga para saber se o MacBook Air emite algum som ou exibe luzes, como o indicador de Caps Lock. Se não houver sinal de funcionamento, mantenha o botão pressionado por 10 segundos, solte e pressione novamente.

Se nada acontecer, a bateria pode voltar a responder após um reset do Controlador de Gestão do Sistema. Para isso, pressione as teclas Shift+Control+Option do lado esquerdo do teclado e o botão liga/desliga ao mesmo tempo. Mantenha pressionado por 10 segundos e solte todas as teclas de uma vez. Em seguida, pressione o botão liga/desliga para ligar o MacBook.

Tela

Um possível defeito na tela do MacBook Air é mais fácil de identificar. Quando o display apresenta erros, o sistema inicia normalmente e emite o som característico de inicialização, e demais LEDs do computador e do carregador acendem como se espera. Lembre-se também de checar se o nível de brilho não está no mínimo. Se o computador estiver ligado, mas a tecla de brilho não responder, tente conectar um teclado externo para aumentar a luminosidade. Utilize a tecla F2.

Sistema operacional

Quando a falha do MacBook está no sistema, o computador costuma ligar normalmente e exibir algum código ou símbolo de erro na tela, como um ponto de exclamação. Se isso ocorrer, tente o seguinte:

  • Inicie no modo de segurança: mantenha a tecla Shift pressionada e ligue o Mac normalmente. Mantenha o Shift pressiona
... do até o fim do processo de inicialização.
  • Redefina a NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil): mantenha pressionadas as teclas Option+Command+P+R e ligue o Mac. Continue pressionando por cerca de 20 segundos, período em que o MacBook Air pode parecer estar reiniciando.
  • Se nenhuma solução acima der certo, reinstale o sistema operacional do zero. Você precisará de uma conexão à internet ativa.
  • Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Saiba no Fórum do TechTudo



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo