Uma lente impressa em 3D promete melhorar o HoleLens, dispositivo de realidade virtual da Microsoft. A expectativa nasceu ap?s um arquivo CAD aparecer dispon?vel para download no Microsoft Research e revelou que os pesquisadores da gigante de Redmond est?o trabalhando no projeto de upgrade do ?culos virtual.

Testamos o HoloLens, ?culos que mistura ambiente real com holografias

Hololens?? composto por um vidro e pequenas lentes respons?veis por criar os hologramas (Foto: Elson Junior/TechTudo)

Segundo os pesquisadores, eles alegam ter criado uma lente cujo design ? superior ao das lentes usadas atualmente. De acordo com o arquivo ?Leia-me?, encontrado junto ao arquivo CAD que cont?m o projeto das lentes, o design delas possui um campo de vis?o um pouco menor, por?m, mais n?tida em todo ele n?o apresenta tanta aberra??o crom?tica.

Os cientistas ressaltam que a diminui??o do campo de vis?o da Hololens n?o caracteriza um regresso, mas uma melhoria na qualidade final da imagem. Estas novas lentes foram criadas usando-se o programa Lens Factory, da pr?pria Microsoft Research e impressas na Objet Eden 260 3D, uma impressora top de linha. O arquivo ?Leia-me? ainda traz instru??es para a impress?o, mas a empresa alerta que eles n?o testaram em outros modelos de impressora 3D.

No entanto, para obter a qualidade de imagem alcan?ada, ? preciso usar uma lente especial, que cont?m um fator chamado VIS. Trata-se de um revestimento anti-reflexo que custa bem caro. Estima-se que cada lente custou em torno de US$ 200 (cerca de R$ 600). Isso explica por que o Oculus Rift DK2 usa lentes sem esse revestimento.

Qual ? o melhor Windows de todos os

... tempos? Opine no F?rum do TechTudo.

Al?m do pre?o, outro fator limitante das novas lentes ? que elas s?o ajustadas para trabalhar apenas com o motor gr?fico Unity, pois ele corrige as distor??es da lente. N?o se sabe ainda se essa limita??o ? permanente ou pode ser eliminada via software. Ainda n?o h? nenhuma data para que essas novas lentes sejam implementadas na HoloLens.

Via Ars Technica



>>> Veja o artigo completo no TechTudo