"Mais representatividade feminina nos emojis!" ? isso o que quer a Makers, uma plataforma digital de v?deos que re?ne hist?rias de mulheres pioneiras. Para promover a iniciativa, foram criados os "femojis", ?cones inspirados em estrelas da TV, do esporte e da m?sica como a cantora Beyonc?, as tenistas irm?s Williams, as apresentadores Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres e a comediante Amy Poehler.

Top 100 emojis no Instagram: 'cora??o vermelho' lidera lista de mais usados

Amy Poehler, Beyonc? e Oprah Winfrey viram emojis (Foto: Reprodu??o/Makers)

A campanha aponta para o fato de que os emojis femininos s?o limitados a personagens como noivas e princesas e que as atividades s?o estereotipadas de acordo com o g?nero. As figuras de mulheres apare?am apenas cortando cabelo, dan?ando salsa ou vestindo fantasias sensuais nos emojis atuais.

Enquanto isso, de acordo com a Makers, os caracteres masculinos realizam diversas a??es, como caminhar, andar de bicicleta, nadar, trabalhar e outras fun??es.

?Comparando com os grandes problemas globais das mulheres, um emoji pode parecer insignificante, mas esses caracteres min?sculos tornaram-se a principal linguagem para se expressar em mensagens de texto ou redes sociais?, defende o grupo.

Femoji de Venus e Serena Williams (Foto: Reprodu??o/Makers)

A ideia da Makers ? sensibilizar as principais fabricantes ? em especial a Apple ? a adotar emojis femininos. A iniciativa em prol da diversidade n?o ? pioneira; v?rias peti??es online pediram a inclus?o de figuras com diferentes tons de pele. Em sua mais recente atualiza?

... ?o para Mac e iOS, a ma?? atendeu ao apelo, passo que j? foi seguido pelo Cons?rcio Unicode, respons?vel por unificar os emojis.

Via Makers?

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo