O flash do BIOS da GPU NVIDIA foi revivido depois que os desenvolvedores formularam uma ferramenta para ignorar qualquer placa de vídeo GeForce atual, abrindo novas possibilidades.

NVIDIA GPU BIOS Flashing agora estendido para Ada Lovelace, leva a um maior controle sobre sua GPU

Para uma verificação de antecedentes, a NVIDIA destruiu o flash do BIOS com a introdução de medidas de segurança rígidas, especialmente após o lançamento das GPUs "Maxwell". Até agora, pensar na possibilidade de o BIOS piscar nas GPUs de geração atual era considerado impossível. No entanto, pudemos ver novos marcos alcançados novamente com a introdução de OMGVflash por Vei e NVflashk por Kefinator através dos fóruns TechPowerUP .

Fonte da imagem: Techpowerup

O "BIOS Flashing" da próxima geração foi possível devido a um backdoor nas GPUs NVIDIA, que permitiu aos desenvolvedores ir além dos desvios colocados pelo Team Green, como verificações de assinatura do BIOS. O flash do BIOS se expandiu para as GPUs mais recentes, o que abre novas portas, como ajuste, ajuste de limites de energia, aumento das curvas do ventilador e muito mais. A seguir está a lista completa de coisas que podem ser alcançadas com as novas ferramentas de modding:

  • As GPUs Turing ( RTX 2xxx  Series) até  Geforce  agora  têm  capacidade  total de cross-flash .
  •  Capacidade de flash cruzado de fornecedor para fornecedor de subsistema , desde que os cabeçalhos de energia sejam idênticos (série abaixo da série 2000, ele se adapta à série 3000-4000) e desde que não existam modificações personalizadas no i²c ou no controlador de tensão (série 3000+)
  • Uso  desta versão  sem  uma verificação de servidor de retorno  e  sem uma verificação de versão mínima exigida
  • Capacidade de rebaixar InfoROM e XUSB FW para remover o bloqueio de SW EEPROM // principalmente uma coisa entre diferentes EEPROMs como ISSI ou para situações com dGPUs em laptops ou similares
  • Contanto que a soma de verificação de 32 bits e 8 bits no usermod esteja correta,  biosmod flash e bypass  FE / VendorCert / XOC Cert / MasterCert ~   sistema  de cartão dourado . Basicamente  , flashe o que você deseja, desde que o tamanho da EEPROM possa suportar .
  • Use a versão corrigida para falar com o Falconcaso o desenvolvedor saiba como contatá-lo e utilize Nvidia powrprof.dll + MUTEX // exemplo para criar ferramentas de controle AIB, como a ferramenta GALAX NVVDD
  • Basicamente,  criei a base necessária para construir projetos futuros, além de recursos interessantes para acesso MUTEX

Especificamente destacado pela TechPowerUP , os consumidores agora poderão executar a GeForce RTX 4090 a 1,1 V sem adulterar o BIOS. Isso pode ajudar com térmicas e fornecer um desempenho mais estável. Os usuários não devem se preocupar com malware nas ferramentas de flash, pois seus códigos binários foram minuciosamente inspecionados.

No entanto, deixando as vantagens de lado, algumas complicações envolvem o flash do BIOS. O de alta prioridade é que pode comprometer a garantia da sua GPU e representar uma imensa ameaça; portanto, se você estiver ansioso, deve processar com cautela. Além disso, aconselhamos que se você quiser explorar as dimensões do "BIOS Flashing" no futuro com a ajuda de um profissional seria o caminho certo. Este é um avanço para a comunidade de modding de GPU, potencialmente levando a desenvolvimentos emocionantes.

Fonte de notícias: TechPowerUP