Após o anúncio de mudar seu nome para Meta , o Facebook disse que encerraria seu sistema de reconhecimento facial. A gigante da mídia social tem sido objeto de controvérsia quando se trata de coletar dados do usuário e, de acordo com o último anúncio, esse novo movimento forçará a exclusão de dados de usuários que ultrapassam um bilhão.

Facebook diz que a decisão foi tomada porque a empresa precisa pesar os pontos positivos do uso do reconhecimento facial

O anúncio diz que a decisão foi tomada porque o recurso de reconhecimento facial estava enfrentando preocupações sociais. Além disso, os reguladores não forneceram regras claras sobre como essa tecnologia será usada. A partir de agora, os usuários que optaram pelo sistema de reconhecimento facial não serão mais reconhecidos em fotos ou vídeos. Seus modelos de reconhecimento facial também serão excluídos.

O Facebook diz que mais de um terço dos usuários ativos diários da plataforma de mídia social tinham o reconhecimento facial ativado, então a decisão exigiu muita consideração. No entanto, isso não significa que a empresa tenha desistido da tecnologia. Pelo contrário, o Facebook continuará trabalhando para melhorar as iterações de reconhecimento facial, sobre as quais provavelmente ouviremos nas próximas semanas.

Quanto às diferenças, a empresa fez a gentileza de fornecer uma lista de como a exclusão dos dados de reconhecimento facial afetará a experiência dos usuários.

Isso levará a uma série de mudanças:

  • Nossa tecnologia não reconhecerá mais automaticamente se os rostos das pessoas aparecem em Memórias, fotos ou vídeos.

  • As pessoas não poderão mais ativar o reconhecimento facial para marcação sugerida ou ver uma marcação sugerida com seu nome em fotos e vídeos em que possam aparecer. Continuaremos incentivando as pessoas a marcar postagens manualmente, para ajudar você e seus amigos a saber quem está em uma foto ou vídeo.

  • Essa mudança também afetará o Automatic Alt Text (AAT), uma tecnologia usada para criar descrições de imagens para pessoas cegas ou deficientes visuais. Atualmente, o AAT identifica pessoas em cerca de 4% das fotos. Após a mudança, o AAT ainda poderá reconhecer quantas pessoas estão em uma foto, mas não tentará mais identificar quem é cada pessoa usando o reconhecimento facial. Caso contrário, o AAT continuará funcionando normalmente e trabalharemos em estreita colaboração com a comunidade de cegos e deficientes visuais em tecnologias para melhorar continuamente o AAT. Você pode saber mais sobre o que essas mudanças significam para as pessoas que usam o AAT na página de acessibilidade do Facebook.

  • Se você optou por nossa configuração de reconhecimento facial, excluiremos o modelo usado para identificá-lo. Se você tiver a configuração de reconhecimento facial desativada, não haverá modelo para excluir e não haverá alterações.

Você acha que desligar o reconhecimento facial foi o passo na direção certa? Conte-nos nos comentários.

Fonte da notícia: Facebook