No terceiro trimestre de 2021, um total de 331,2 milhões de smartphones foram vendidos, dos quais os iPhones da Apple consistiam em 50,4 milhões de unidades. Embora esse número não pareça impressionante, o que é impressionante é o fato de que a empresa de Cupertino registrou um aumento de 20,8% ano a ano nessas remessas, o que também é o mais alto para qualquer fornecedor de smartphones na história.

A Apple provavelmente teria vendido mais unidades se não fosse pela escassez de suprimentos

No geral, o total de remessas globais de smartphones teve uma queda de 6,7% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, com Samsung, Xiaomi e outros vendo menos unidades vendidas no terceiro trimestre de 2021. Essa trajetória descendente também se traduz em uma participação de mercado global menor para alguns Android vendedores de telefone. A Apple, por outro lado, viu sua participação no mercado global aumentar para 15,2%, ante 11,7% no mesmo trimestre do ano passado. Esses dados sugerem que o iPhone 13 está em alta demanda, fato apontado pelo CEO da Apple, Tim Cook, durante a última teleconferência de resultados da empresa.

Infelizmente, Cook também afirma que a escassez de suprimentos afetou os tempos de espera do iPhone 13 , com a Apple perdendo cerca de US$ 6 bilhões em receita devido a esse revés. Nabila Popal, diretora de pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC, disse que o mercado de smartphones, que antes mostrava sinais de resiliência à escassez de chips, está mostrando as consequências das restrições de oferta.

“Para ser honesto, nunca foi totalmente imune à escassez, mas até recentemente a escassez não era severa o suficiente para causar uma queda nas remessas e estava simplesmente limitando a taxa de crescimento. Os problemas agora se agravaram e a escassez está afetando todos os fornecedores. Além da escassez de componentes, a indústria também foi atingida por outros desafios logísticos e de fabricação. Testes mais rígidos e políticas de quarentena estão atrasando o transporte e as restrições de fornecimento de energia na China estão restringindo a fabricação de componentes-chave. Apesar de todos os esforços para mitigar o impacto, as metas de produção de todos os principais fornecedores para o quarto trimestre foram ajustadas para baixo. Com a forte demanda contínua, não prevemos que os problemas do lado da oferta diminuam até o próximo ano”.

Não parece que a escassez de suprimentos deva melhorar tão cedo, e com a TSMC já cobrando extra da Apple  para usar seus chips de 5 nm, podemos ver as repercussões reais se materializarem nos próximos meses, portanto, fique atento.

Fonte da notícia: IDC