O Mesa, o driver Open GL e Vulkan de código aberto, viu recentemente um commit enviado, mostrando que a Intel tem uma versão de silício reduzida chamada DG2-448. Este modelo foi visto anteriormente para "verificar otimizações de pipeline de pixel introduzidas no driver". O patch específico, publicado por Francisco Jerez, membro da equipe de drivers de código aberto da Intel, também veio com a seguinte descrição:

Este patch basicamente confirma que existe uma versão 448 EU do full-fat 512 EU DG2. No entanto, se ele verá a luz do dia como um produto comercializado, ninguém sabe.

Cinco meses atrás, o usuário do Twitter APISAK descobriu a GPU DG2-512 reduzida da Intel.

Como você pode ver, demonstrou oferecer o mesmo desempenho da GPU GeForce RTX 3070. No entanto, o usuário do Twitter não divulgou o benchmark específico usado para comparar os dois.

A GPU Intel DG2-512 deve medir cerca de 396 mm2, o que a torna maior do que as ofertas AMD RDNA 2 e NVIDIA Ampere. O chip baseado na arquitetura Xe-HPG pode ser o carro-chefe, mas em termos de desempenho, deve competir com o RTX 3080 e o Radeon RX 6800 XT. Definitivamente não é tão grande quanto as principais ofertas de GPU de qualquer empresa, mas se compararmos a categoria de GPU de ponta (Navi 22 / GA104), o DG2-512 é um pouco maior.

A nova série Intel Arc Alchemist foi anunciada para ser lançada durante o primeiro trimestre de 2022. Infelizmente, no que diz respeito à série mais recente da Intel, houve informações menos sólidas para fazer uma probabilidade total. As únicas duas placas gráficas da linha Arc Alchemist que foram reveladas são as versões de 128 unidades executáveis ​​e 512 unidades executáveis.

A GPU DG2-512 virá no pacote BGA-2660 que mede 37,5 mm x 43 mm. O Ampere GA104 da NVIDIA mede 392 mm2, o que significa que o chip DG2 é comparável em tamanho, enquanto o GPU Navi 22 mede 336 mm2 ou cerca de 60 mm2 a menos. Este não é o tamanho final do chip, mas deve estar muito próximo. A NVIDIA inclui núcleos tensores e núcleos RT/FP32 muito maiores em seus chips, enquanto os chips AMD RDNA 2 contêm uma unidade aceleradora de raio único por CU e cache infinito.

Uma informação vazada sobre uma variante 384 da UE também foi mostrada, mas não completamente revelada ao público.

Se a Intel pretendia lançar um DG2-384 EU, é possível que ouçamos sobre isso no próximo primeiro semestre do próximo ano. No entanto, se a Intel cancelasse o modelo 384 EU, especula-se que eles iriam "tentar vender chips parcialmente desativados como modelos de baixo custo", relata o VideoCardz . Ter uma opção intermediária que utiliza 448 EUs - 3584 núcleos de sombreamento - seria uma ótima escolha para usuários com uma faixa de preço estimada entre US$ 300 e US$ 400, especialmente se for compatível com as GPUs Navi 22/GA104 conforme especulado.

Fonte:  Mesa (Freedesktop)  via  Coelacanth's Dream , APISAK (no Twitter) , VideoCardz