Com o chip Tensor de primeira geração do Google ativo e funcionando no Pixel 6 e Pixel 6 Pro, não é surpreendente encontrar evidências de que o desenvolvimento do Tensor 2 aparentemente começou.

Aplicativos incluídos no Pixel 6 encontraram referências ao codinome 'Cloudripper' que podem estar relacionados ao Tensor 2

Explorando os aplicativos incluídos no Pixel 6, a equipe de desmontagem do APK 9to5Google descobriu referências ao codinome Cloudripper. Lembre-se de que o Pixel 7, ou Pixel 7 Pro, não compartilha esse codinome, mas o 9to5Google acredita que esse nome é para uma placa de desenvolvedor que compartilha hardware entre os dois dispositivos. Onde o GS101 foi atribuído ao Tensor de primeira geração, o Cloudripper parece estar conectado ao Tensor 2, que apresenta o número do modelo GS201.

Esta evidência sugere que o Google está preparando ou iniciando o trabalho de desenvolvimento no Tensor 2, que provavelmente será encontrado no Pixel 7 e Pixel 7 Pro no próximo ano. Não há informações se o Google apresentará um terceiro membro à família Pixel 7, mas, se houver, atualizaremos nossas informações de acordo. Como a gigante da tecnologia havia relatado anteriormente ter escolhido a Samsung para produzir exclusivamente em massa  o Tensor de primeira geração, no próximo ano o Google poderia escolher o mesmo fabricante de chips se a TSMC continuar a enfrentar a alta demanda de empresas como a Apple.

Se for esse o caso, não sabemos se o Tensor 2 será produzido em massa na arquitetura de 4nm ou 3nm da Samsung. A empresa anunciou anteriormente que a produção em massa de seus chips de 3 nm começará no primeiro semestre de 2022 , portanto, devemos esperar um salto decente em desempenho e eficiência de energia do Tensor 2 se ele pular o nó de 4 nm e fizer um salto direto para 3 nm. Naturalmente, todo o processo é mais fácil dizer do que fazer porque a Samsung provavelmente terá seus próprios problemas de produção em massa.

Independentemente disso, vamos manter nossos dedos cruzados e esperar que o sucessor do Tensor seja melhor em fornecer alguns ganhos de desempenho impressionantes, porque relatórios anteriores revelaram que o chip atual do Google é mais lento que o A12 Bionic da Apple , um silício lançado há três anos. Embora vários revisores tenham elogiado o Pixel 6 e o ​​Pixel 6 Pro de vários aspectos, um pequeno aumento de desempenho no Pixel 7 e Pixel 7 Pro será muito apreciado.

Fonte da notícia: 9to5Google