Já falamos aqui sobre smart homes e sobre dispositivos inteligentes. Além da conectividade, muitos desses equipamentos têm novas tecnologias, justamente, para funcionar com um menor consumo de energia.

Por isso, queremos falar sobre consumo inteligente. São pequenas mudanças nos hábitos ou investir em certos produtos, pensando na economia no longo prazo. O Shoptime tem algumas dicas de coisas para fazer em casa e ver o impacto na sua conta de luz.

1- Repense a rotina em casa

Ainda em meio à pandemia, muitos seguem trabalhando e estudando em casa, e essa pode ser uma realidade permanente, já que empresas estão entregando ou reduzindo seus escritórios para manter os profissionais em home office, mesmo que seja por metade da semana.

Por isso, é essencial repensar a rotina em casa, para que toda a família estude e trabalhe em harmonia e economize junto. Aproveite a luz solar e a ventilação natural. Não deixe luzes acesas sem necessidade.

No dia a dia, não abra a geladeira sem propósito. Não deixe a TV ligada apenas para ter companhia.

Junte uma quantidade maior de roupa suja, para fazer a máquina de lavar roupas funcionar com o tambor cheio. Tente lavar as roupas nos dias quentes, para que as peças sequem ao sol ou com a brisa do dia. Deixe para usar a secadora de roupas somente quando necessário, nas semanas de frio e chuva.

E seja consciente com o tempo dos banhos, uma vez que o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da conta de luz.

2- Acabe com o consumo fantasma

Não precisa chamar os Caça-Fantasmas. É só retirar certos eletrodomésticos e eletrônicos da tomada. Muitos aparelhos consomem energia mesmo desligados, especialmente, se possuem modo de espera ou stand-by.

Com exceção dos equipamentos que precisam ficar sempre ligados, como a geladeira ou a Smart TV, para não perder a configuração, desligue da tomada o que não está sendo usado. Muitas TVs oferecem a opção de desligar a luz do modo stand-by, então faça isso.

E também retire os carregadores de celular e notebook da tomada: seu gasto é pequeno, mas existe.

Uma dica que pode facilitar essa economia - e também a acompanhar o consumo - são os smart plugs, ou tomadas inteligentes, que podem ser controlados pelo celular ou por assistentes de voz, como o Google Home. É só "desligar" o plug inteligente quando o aparelho ligado nele não estiver em uso.

3- Troque as lâmpadas

Lâmpadas incandescentes consomem mais energia do que as fluorescentes, e estas são mais gastonas do que lâmpadas LED. Faça um investimento na modernização das lâmpadas de casa, pois isso vai trazer economia no longo prazo.

Outra ideia é repensar a iluminação do home office ou dos espaços onde as crianças estudam. Invista em lâmpadas melhores e mais confortáveis, em luminárias direcionáveis e também em um ambiente de cores mais claras, que vai refletir melhor a luz.

As lâmpadas inteligentes são uma boa alternativa, já que permitem controlar a iluminação, intensidade e até cor pelo celular ou assistentes de voz. Além disso, segundo os fabricantes, elas são mais econômicas do que as lâmpadas tradicionais.

4- Seja consciente com o ar-condicionado

Seria fácil sugerir que você mantenha as janelas abertas para ter luz natural e ventilação o dia todo, se todos vivêssemos com vista para parques arborizados, sem barulho de trânsito ou dos vizinhos. Para alguns, o ar-condicionado e o ambiente fechado é a única forma de conseguir alguma concentração.

A forma de economizar é ter um uso mais conscient

... e do equipamento e apenas quando necessário. Ao invés de ligar o aparelho em 16°C, regule para cerca de 20°C a 22°C, o que já vai fazer diferença na sua conta de luz.

Para quem pensa em comprar ou modernizar seu ar-condicionado, a sugestão são os modelos com tecnologia Inverter. Apesar de um pouco mais caros, esses aparelhos contam com compressor que não tem o liga-desliga de motores antigos. Ao evitar picos de consumo de energia, eles têm operação mais eficiente e provocam menos impacto na conta.

A regra do uso moderado também serve para os ventiladores, climatizadores e ventiladores de teto. Nada de deixar os aparelhos funcionando o dia todo.

5- Invista em eletrodomésticos e aparelhos mais econômicos

Ao comprar ou trocar os equipamentos em casa, confira as informações do selo da Procel, que é concedido aos aparelhos com maior economia de energia. Para receber o selo, os produtos são testados pela Eletrobras e precisam atingir determinados níveis de qualidade e consumo, de acordo com sua categoria.

É preciso avaliar os eletrodomésticos e equipamentos que você mais utiliza e se já existem versões mais modernas e econômicas. Leve em consideração o ferro de passar roupa, aquecedor, fritadeira elétrica, forno elétrico, micro-ondas, etc.

Além do chuveiro elétrico, as geladeiras costumam estar na lista dos vilões da conta de luz. Refrigeradores mais modernos contam com novas tecnologias de economia, como os motores Inverter, que reduzem o liga-desliga e os picos de consumo. Faça as contas e avalie se não vale a pena trocar a geladeira antiga por um modelo mais novo.

Para quem já possui uma geladeira moderna, atenção às opções no painel e nas regulagens. Em dias frios ou com o equipamento mais vazio, a refrigeração pode ser de médio para mínimo. O resfriamento máximo e função turbo só devem ser usados em dias de extremo calor ou quando você acaba de chegar com as compras do mercado.

O hábito de abrir a geladeira só para ver o que tem dentro dela também precisa parar. Geladeiras Inverse, invertidas ou Bottom Freezer têm a parte mais acessada na altura dos olhos, justamente para você encontrar mais rapidamente o que precisa, evitando a perda do ar frio.

Algumas geladeiras inteligentes contam com portas de duas camadas (sendo a interna em vidro ou material transparente), para criar uma área de fácil acesso e mostrar o interior do equipamento. E modelos avançados têm telas de LED na porta e câmeras internas, para exibir os itens armazenados. É possível visualizar o interior da geladeira à distância, pelo celular.

Por fim, geladeiras smart disponíveis no mercado contam com tecnologias de sensores que monitoram temperatura, refrigeração e umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados. O controle da temperatura e da refrigeração interna permite ainda uma maior eficiência com menor consumo de energia.

O Aniversário Shoptime ainda está rolando. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo