A Google Play Store pode pedir a verificação da conta do Google ao realizar alguma transação na loja virtual para celulares Android. A confirmação de identidade é solicitada por questões de segurança, e la consiste em enviar informações adicionais, como nome, data de nascimento, endereço ou até mesmo documentos que comprove a identidade do usuário. O processo para enviar os dados podem gerar dúvidas entre os usuários. Veja a seguir como verificar sua identidade na Google Play.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é verificar identidade na Google Play Store?

A verificação de identidade na Google Play Store é um procedimento para confirmar que a conta do Google usada em transações é realmente do usuário em questão. A confirmação pode ser realizada pelo preenchimento de dados pessoais, como nome, endereço e data de nascimento. A empresa também pode requisitar o envio de fotos do documento de identidade ou comprovante de residência.

Quando essa confirmação é necessária, o usuário recebe uma notificação da Play Store. A mensagem exibida apresenta algumas variações, como: "Não foi possível concluir a transação. Para continuar, envie os documentos necessários por meio deste formulário"; "Seu perfil para pagamentos está suspenso por violações dos Termos de Serviço do Google Payments. Saiba mais" ou "Seu perfil para pagamentos está suspenso porque algumas informações da sua conta não puderam ser verificadas."

Por que o Google pede a verificação?

O Google pede a verificação se julgar como suspeita a transação realizada por uma conta na Play Store, então o sistema precisa verificar as informações relacionadas ao perfil. No geral, a confirmação de identidade é uma medida de segurança feita para evitar que terceiros façam compras usando a conta de outras pessoas. Caso a Play Store solicite a verificação, as transações pendentes são canceladas, e as cobranças que não foram concluídas em 14 dias são removidas do extrato bancário.

Como confirmar a identidade na Google Play

Usuários que precisam confirmar a identidade na Google Play devem seguir as instruções informadas por e-mail para realizar o envio dos dados e documentos solicitados. Caso não encontre a mensagem na caixa de entrada, é possível fazer a verificação pela página do Google Pay em "pay.google.com" (sem aspas). Então, toque em "Alertas", representado por um ícone de campainha, e pressione "Verificar agora" para seguir as instruções exibidas na página. O Google disponibiliza, em seguida, um formulário para o usuário preencher.

É importante que os documentos enviados apresentem os mesmos nomes informados no formulário e no seu perfil. Eles também precisam ser válidos e legíveis. As imagens devem ter foco e qualidade, então uma dica é tirar a fotografia em um local iluminado. Além disso, é necessário que o documento apareça por completo na imagem. Para isso, coloque o documento em uma mesa e tire a foto de cima.

Vale destacar que o usuário precisa entregar uma foto da frente e do verso da identidade, no entanto, o formulário do Google só aceita o envio de um anexo. A solução, nesse caso, é juntar as imagens da frente e do verso do documento em um app de edição.

O que fazer se você for reprovado na verificação?

... /div>

Caso a verificação de identidade seja reprovada, o usuário receberá um e-mail com as instruções para contestar a decisão. Também é possível entrar em contato com a equipe do Google pela página "support.google.com/pay/gethelp" (sem aspas). O primeiro passo é explicar, em poucos caracteres, o problema em "Fale conosco", e depois informar se deseja realizar o contato via bate-papo ou e-mail.

Com informações de Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo