O emoji "rosto chorando copiosamente" foi o ícone mais utilizado no Twitter dentro do período de um mês, destronando o emoji "chorando de rir", que ocupava a primeira posição desde 2018. A carinha, que representa tristeza extrema, foi campeã de usos no mês de março de 2021. É possível atribuir o ganho de popularidade à pandemia da Covid-19, mas outros fatores também colaboraram para levar o ícone ao topo do ranking.

Segundo a Emojipedia, 1,96% dos tuítes publicados em março continha o emoji chorando copiosamente (????). Em segundo lugar, aparece o emoji "chorando de rir" (????), antigo líder do ranking, com 1,89%. Na sequência, aparecem o "rosto suplicante" (????), a carinha "rolando de rir" (????) e o ícone de coração vermelho (❤️).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Emojipedia indica que a pandemia de Covid-19 pode ter sido um dos principais fatores que impulsionaram a utilização da carinha triste. Desde março de 2020, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia, o uso do emoji cresceu significativamente, enquanto o ícone chorando de rir começou a despencar nos números de utilização.

Outro fator determinante para o surgimento de um novo vencedor, segundo a enciclopédia dos emojis, é a rejeição ao ícone chorando de rir por parte da Geração Z. Segundo a companhia, esse público pode ter cansado da figura por conta da sua própria popularidade, passando a buscar outros meios para demonstrar risos e gargalhadas. Essa diminuição na utilização, então, teria favorecido o crescimento de um ícone secundário.

Ainda segundo a Emojipedia, o ícone "chorando copiosamente" não é utilizado somente para demonstrar tristeza. Para algumas pessoas, a carinha também pode representar uma pessoa chorando de rir, com a boca aberta. Isso é revelado em tuítes que combinam emojis como "????????" para sorrir em chats em grupo ou "????????", para "chorar de vergonha”. Isso também pode contribuir na grande utilização do ícone.

Em outros casos, o uso da carinha pode demonstrar emoção, já que muitos tuítes mostram a figura ao lado do emoji de seringa (????), indicando alegria e alívio por terem recebido a vacina contra a Covid-19 ou por algum parente ter sido imunizado.

A Emojipedia também analisou os demais emojis do "Top 10" para tentar entender o sucesso da carinha chorando de rir. A carinha suplicante, por exemplo, também possui sentido ambíguo e pode ser usada em momentos tristes ou alegres, e desde o início da pandemia se mantém na terceira posição do ranking.

Em contrapartida, a suposta queda do ícone "chorando de rir" por conta da pandemia não se sustenta quando se compara o emoji "rolando de rir"

... , que se manteve estável durante todo o período, sempre na quarta posição. No entanto, sua menor popularidade em relação à carinha similar pode ser a responsável pela estabilidade, enquanto o outro, mais popular, recebeu uma maior rejeição.

Com informações de Emojipedia

Veja também: Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Qual o significado dos corações do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo