As versões web da PlayStation Store para PlayStation 3 (PS3), PS Vita e PSP foram desativadas pela Sony neste fim de semana, o que impossibilita a compra de games antigos por meio de celular ou PC. Isso significa que, para adquirir novos jogos, é preciso acessar a loja online pelos próprios consoles, que já está datada e com problemas de estabilidade.

Em resposta ao TechTudo, a assessoria da PlayStation disse que decidiu concentrar seus esforços nos serviços de PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) – plataformas em que a maioria da comunidade está jogando atualmente. Nesta segunda-feira (29), a Sony confirmou o desligamento da PS Store para PS3, PS Vita e PSP entre julho e agosto deste ano.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Embora um anúncio formal não tenha sido feito, a desativação foi percebida por usuários do fórum Resetera. Em outubro, a Sony lançou uma nova PlayStation Store web focada apenas no catálogo do PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5), mas ainda havia um link específico para acessar a loja antiga. Agora, nem este link funciona segundo os relatos.

A ação recente da empresa dá força aos rumores que apontam que, entre julho e agosto deste ano, as lojas dos PS3, Vita e PSP serão descontinuadas definitivamente. Uma reportagem do site The Gamer, que afirma ter checado com fontes familiarizadas com a situação, alega que um comunicado sobre a desativação permanente das lojas deve vir à tona agora no fim de março. Segundo as especulações, as lojas do PS3 e do PSP deixarão de funcionar a partir de 2 de julho, enquanto a do PS Vita seguirá até o dia 27 de agosto.

Ainda não está claro, no entanto, o que a Sony pretende fazer com os clássicos que estão disponíveis apenas nessas plataformas — tal como é o caso de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. Especula-se, com base em uma patente de troféus para jogos emulados, que a empresa trabalha no lançamento de

... games retrô na atual geração de consoles, mas não há qualquer tipo de confirmação até o momento.

Com informações de The Gamer, VG247, Resetera e PSU

Problema com licença no PS4: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo