A Samsung confirmou a chegada do projetor 4K The Premiere e das TVs MicroLED ao Brasil em 2021. O primeiro modelo, anunciado durante a IFA 2020, exibe imagens de até 130 polegadas, enquanto os novos televisores top de linha, revelados já na CES 2021, devem superar as telas OLED, utilizadas em dispositivos de marcas rivais como LG e Sony. Apesar de confirmados por aqui, ainda não há informações de preço ou data exata para o início das vendas.

Outra novidade que vem ao país é a linha Neo QLED, que traz tecnologia de mini LEDs e fica acima das QLED, vendidas pela fabricante desde 2017. Todos os produtos vêm com sistema Tizen, que traz os principais serviços de streaming como Netflix, Globoplay e Prime Video, além de integração com assistentes de voz Alexa e Bixby.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O projetor The Premiere, que foi apresentado durante a IFA 2020, é um produto capaz de gerar imagens 4K com padrão HDR10+ e imagens de 120 ou 130 polegadas, dependendo da versão. A Samsung afirma que o dispositivo pode funcionar a distâncias entre 11,3 e 23,8 cm da superfície de projeção, o que torna o uso do aparelho interessante mesmo em apartamentos menores.

O projetor funciona com o sistema Tizen, um diferencial na categoria. Além disso, vale destacar o suporte a comandos de voz, o que promete facilitar o uso do projetor, e o sistema de som, com saída em 360º e 2.2 canais. O acessório usa ainda uma tecnologia de projeção a laser que garante 2.200 lumens de brilho – medida considerada alta e fundamental para imagens de qualidade.

Neo QLED e MicroLED

A nova linha de smart TVs com tela QLED e tecnologia mini LED da Samsung ganha o nome de Neo QLED, sinalizando as melhorias que a marca promete no sistema que ilumina o painel. A Samsung afirma ter criado telas que permitem um controle de brilho e contraste muito mais preciso, já que os LEDs são muito menores que os utilizados tradicionalmente. Isso promete refletir na qualidade geral da imagem durante exibição de conteúdos no painel.

Televisores Neo QLED estarão disponíveis em 4K e 8K e também terão reforço de um processador Neo Quantum. O chip tem como objetivo desempenhar melhor as tarefas de upscaling de conteúdo em resoluções mais baixas para ser reproduzido na qualidade máxima do painel.

Já as TVs MicroLED consistem em outra aposta da Samsung, aparecendo apenas em versões de 99" e 110 polegadas. Dado o tamanho, isso deve restringir a linha a um mercado mais limitado.

O MicroLED consiste em uma tecnologia de iluminação do painel com LEDs minúsculos – basicamente

... um para cada um dos pixels na tela –, gerando assim um controle extremamente preciso de brilho e contraste. Segundo a Samsung, isso permite ao painel rivalizar com o OLED sem nenhuma das suas desvantagens, como risco de burn-in e desgaste acentuado com o tempo.

Com informações: Samsung

Como descobrir o IP da minha impressora? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo