O OBS Studio é um software disponível para download grátis em versões 32 bits e 64 bits no Windows (PC), Mac e Linux. O programa é usado para gravar a tela e auxilia a fazer transmissões ao vivo nas principais plataformas de streaming. Mas alguns usuários enfrentam problemas com captura de tela preta no serviço. A falha que pode acontecer por diversos motivos, como erros de compatibilidade, falta de privilégios de administrador ou até mesmo utilização do modo de janela incorreto. Veja, a seguir, diferentes formas de solucionar o problema de tela preta no OBS Studio.

Executar o OBS Studio como administrador

O OBS Studio é um software que compartilha conteúdos do seu computador na internet, por isso ele precisa ter permissões de administrador para ser executado corretamente. Uma solução indicada pelos desenvolvedores é marcar essa opção no executável do programa. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do OBS Studio ou do atalho e vá na opção “Propriedades”. Na aba “Compatibilidade”, selecione a opção “Executar como administrador” e clique em “Aplicar” para confirmar. Depois disso, reinicie o computador, execute o OBS Studio novamente e verifique se o problema foi resolvido.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Executar no modo de compatibilidade

Executar o OBS Studio no Modo de Compatibilidade com o Windows 7 pode solucionar o problema, conforme indicam alguns jogadores. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do OBS Studio ou de um atalho e abra a janela de “Propriedades”. Acesse a aba de “Compatibilidade” e marque a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade”. Abaixo, escolha o Windows 7 ou 8. Depois clique em “Aplicar” para salvar as alterações e abra o software para verificar se o problema desapareceu. Caso esta solução não funcione, volte nas “Propriedades” e mantenha o Modo de Compatibilidade desativado.

Configurar o OBS para rodar em uma GPU específica

Segundo os desenvolvedores, pode ser necessário configurar o OBS Studio para ser executado em uma placa de vídeo específica dependendo da sua versão do Windows e das fontes usadas. Clique com o botão direito do mouse no desktop e vá na opção “Painel de Controle NVIDIA”. Na janela que irá se abrir, acesse “Gerenciar as configurações em 3D” e depois a aba “Configurações do Programa.”

Na lista, selecione o OBS Studio. Caso ele não apareça, vá na opção “Acrescentar” e inclua o programa navegando até o seu diretório de instalação e selecionando o executável. Abaixo, aparecerá uma seleção com os dispositivos de captura do seu computador. Selecione o processador gráfico desejado, aplique as mudanças e feche a janela. Reinicie o computador e verifique se o OBS ainda apresenta tela preta.

Habilitar compatibilidade Multi-Adaptador

O OBS Studio oferece compatibilidade Multi-Adaptador para computadores que têm tecnologia Crossfire ou SLI. Entretanto, segundo jogadores, essa é uma opção que tem causado problema de tela preta no OBS mesmo em computadores que não têm essas tecnologias instaladas. Abra o OBS Studio, selecione a janela de captura da sua transmissão e clique sobre a engrenagem para abrir as suas propriedades. Marque a opção “Modo de Captura SLI/Crossfire” e clique em “Ok” para confirmar. Caso seja esse o problema, ele começará a capturar a sua tela instantaneamente.

Desativar o Modo de Jogo do Windows 10

Em 2017, o Windows 10 recebeu o Modo de Jogo em um update, uma funcionalidade que permite executar jogos com uma melhor performance. Mas, segundo os desenvolvedores do OBS Studio, o Modo de Jogo pode interferir nas transmissões. P

... ara desabilitar esse modo, digite na barra de pesquisa “Modo de Jogo” e clique em “Configurações de Modo de Jogo”. Na janela que irá se abrir, desabilite o recurso e reinicie o computador.

Usar o Modo Captura de Jogo do OBS Studio

Uma solução para a tela preta no OBS Studio recomendada pelos desenvolvedores é capturar o jogo com a Captura de Jogo ao invés da Captura de Janela. O modo de Captura de Jogo é elaborado para games, por isso o mais recomendável é sempre optar por ele. Crie uma nova fonte de Captura de Jogo no OBS Studio e clique sobre a engrenagem para abrir as propriedades. Na opção “Janela”, selecione a janela onde o jogo está sendo executado. Ao usar esse modo, é recomendável que o game esteja em tela cheia.

Reinstalar o OBS

Se nenhuma das soluções acima funcionar, pode ser que o OBS Studio esteja com algum problema de arquivos corrompidos e desatualizados. Nesse caso, a solução apontada por jogadores é a reinstalação do software. Ao reinstalar o OBS Studio, todas as suas configurações serão perdidas. Por isso, faça um backup caso seja necessário.

Pressione Windows + R e digite “appwiz.cpl” para abrir a janela do Gerenciador de Aplicativos. Procure pelo OBS na lista e clique sobre ele com o botão direito do mouse para selecionar a opção de desinstalar. Na janela que se abrir, selecione as duas opções e depois clique em “Desinstalar” ou “Uninstall”. Reinicie o computador.

Agora acesse o site oficial do OBS Studio <https://obsproject.com/pt-br/download> e baixe uma versão mais atual do software. Realize a instalação e verifique se o problema ainda persiste.

PC travando ao transmitir lives? Veja dicas no Fòrum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo