A Grande Conjunção do Solstício de Verão recebeu uma homenagem do Google em formato de Doodle na página inicial do buscador, nesta segunda-feira (21). O evento astronômico, que marca o fim da primavera e o início do verão na parte sul do planeta, é também o dia em que o hemisfério é iluminado pelo sol por mais tempo, o que torna o 21 de dezembro o dia mais longo do ano.

A animação do buscador mostra uma saudação entre Júpiter e Saturno, fazendo referência também ao alinhamento entre os dois maiores planetas do sistema solar. O evento, que ocorre a cada 20 anos, raramente acontece de maneira tão intensa como agora, a ponto da proximidade poder ser notada a olho nu em grande parte do mundo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a Agência Aeroespacial Norte americana (NASA) a última vez em que os planetas estiveram tão próximos no evento, denominado Grande Conjunção, foi há quase 400 anos. Além disso, a última vez em que foi registrado durante a noite e pode ser visto da terra foi em 1226, aproximadamente 800 anos atrás.

O Solstício no hemisfério Norte

Assim como no hemisfério Sul, o dia também marca a transição de estações nos países situados acima da Linha do Equador. A diferença é que, no hemisfério Norte, a data define o fim do outono e início do inverno, período em que essa parte do planeta recebe menos luz solar durante o dia e, como consequência, fica menos aquecida. Nessa região, o fenômeno da Grande Conjunção também poderá

... ser observado em alguns pontos, após o entardecer.

Via NASA e Google

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo