A Samsung anunciou o lançamento de uma nova TV 4K com painel MicroLED. O produto começa a ser vendido nesta quinta-feira (10) na Coreia do Sul e promete concorrer diretamente com os modelos OLED de rivais como Sony e, principalmente, LG, superando também as QLED da própria marca. Segundo a fabricante, o televisor vai contornar a necessidade de luz de fundo com pequenos LEDs pelo display, trazendo cores mais vibrantes – exibindo 100% da escala Adobe RGB.

Por enquanto, seu preço ainda não foi revelado e não há previsão de chegada da nova TV ao Brasil, mas a ideia da Samsung é expandir para outros mercados já no primeiro trimestre de 2021. Vale lembrar que o painel MicroLED da fabricante foi apresentado ainda em 2018, com a The Wall, mas só agora chega ao consumidor final em formato de TV tradicional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O MicroLED utilizado na The Wall aparece em diferentes módulos que, juntos, formam telas de tamanhos maiores, algo voltado para uso profissional. De acordo com a Samsung, a nova TV representa o primeiro produto com a estrutura em um único módulo de tamanho fechado, com 110 polegadas.

A fabricante afirma ainda que, para colocar a tecnologia de MicroLED em uma TV com painel único, foi necessário desenvolver um novo método para montagem de superfície e aplicar conhecimentos internos a respeito do uso de semicondutores. Sem o processo de fabricação inédito, não seria possível a produção em massa de uma tela do tipo em menos de 219 polegadas, como acontce na the Wall.

Reveja alguns lançamentos de TVs em 2020:

Além do painel inédito, a nova MicroLED 110” traz outras tecnologias, como processador que oferece Inteligência Artificial para cuidar da qualidade de imagem e otimizar brilho e contraste nos diferentes tipos de cena. Além disso, o televisor sairá de fábrica com um sistema de som Majestic 5.1 integrado, que promete ajudar no processo de transformar sua sala em cinema.

De acordo com a fabricante, o painel de MicroLED é construído com materiais inorgânicos, o que tende a aumentar a longevidade do produto. Uma TV do tipo pode durar até uma década sem perder qualidade, ou 100 mil horas de vida útil, aproximadamente. Para completar, a Samsung removeu totalmente as bordas da tela, o que deve aumentar a imersão para ver filmes ou jogar na TV.

A MicroLED 110”, aproveitando o seu tamanho, também vai oferece

... r a função Multi Tela, permitindo assistir a diferentes conteúdos ao mesmo tempo. O usuário vai poder acompanhar as notícias ao mesmo tempo em que joga uma partida no videogame, por exemplo, sem perder a qualidade de imagem. No exemplo dado pela Samsung, é como se existissem duas telas de 55” polegadas em um só painel.

Qual a melhor Smart TV? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo