O Yammer é uma rede social para empresas que foi comprada pela Microsoft em 2012 e, desde então, vem recebendo várias atualizações. O programa, que também é voltado para estudantes, está disponível em versão web, para celulares Android, iPhone (iOS) e Windows Phone e para computadores Mac e Windows. Além disso, a ferramenta vem junto com o pacote Office 365 e pode ser utilizada no inicializador de aplicativos.

Sua interface é simples e parecida com a de outras redes socias já conhecidas, como o Facebook. Os usuários podem publicar posts, curtir publicações de colegas de trabalho, respondê-las ou, até mesmo, compartilhá-las. Há ainda a possibilidade de criar grupos fechados, com a opção de separar as equipes e falar de temas mais específicos.

Yammer é a rede social corporativa da Microsoft (Foto: Divulgação/Yammer)

A plataforma já tem milhões de usuários no mundo inteiro, incluindo empresas que possuem escritórios em locais diferentes e usam o Yammer para controlar suas equipes e saber tudo o que está acontecendo. Por isso, a Microsoft vem investindo cada vez mais na rede, trazendo novidades, como: GIFs, que podem ser enviados tanto em postagens, quanto em nas conversas individuais por meio do chat; anúncios, que inclui recursos para publicação por administradores de grupos, como agendas; e elogios que os chefes de equipe podem fazer para um funcionário ou para o time inteiro.

O Yammer concorre co

... m softwares como IBM Connections; Slack, que apesar de ser uma plataforma apenas de mensagens, também tem recursos para criação de grupos, envio de imagens e curtidas; e até mesmo o Workplace, do Facebook.

O cadastro na rede social é gratuito, mas é necessário utilizar e-mails corporativos (ou de universidades, no caso de estudantes). No computador, existem duas formas de fazer o download: comprando o pacote Office 365 ou baixando direto do site oficial do Microsoft Office. Veja, a seguir, os primeiros passos para começar a usar a rede social.

Yammer está disponível em versão web e como apps para celular e computador (Foto: Divulgação/Yammer)

Passo 1. Acesse o site oficial do Microsoft Office e baixe o Office 365. Se você não quiser comprar o pacote e sua empresa já tiver acesso à rede, clique no botão "Inscreva-se de graça" e preencha com seu e-mail corporativo ou acadêmico;

Yammer é uma rede social voltada para empresas e estudantes (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 2. Você vai receber um link para ativação da sua conta por e-mail. Clique nele e insira seus dados;

Apenas e-mails corporativos ou de universidades podem ser utilizados para ingressar no Yammer (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 3. Diga com quais pessoas você costuma trabalhar na empresa.

Para fazer parte do Yammer é necessário estar no grupo da empresa e selecionar as pessoas da sua equipe (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 4. Agora é o momento de se juntar aos grupos para utilizar a plataforma. O Yammer exibe algumas opções de grupos de acordo com o seu e-mail corporativo.

Diversos grupos no Yammer aparecem de acordo com o seu e-mail corporativo para que você possa se juntar (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 5. Caso queira fazer o download da plataforma no seu computador, volte para o site oficial, desça a página e clique em "Baixar o aplicativo".

Para baixar o Yammer, basta entrar no site oficial da Microsoft Office (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 5. Após executá-lo no computador, basta entrar com sua conta. Lembrando que, para utilizar o Yammer no computador, é necessário que a sua conta seja a mesma do Office 365.

A interface do Yamme é simples e intuitiva, semelhante a de outras redes sociais (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Quais são os perigos das redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo