Controles, volantes, fones de ouvido e outros acessórios do PlayStation 4 (PS4) serão compatíveis com PlayStation 5 (PS5), segundo postagem no blog oficial do PlayStation nesta segunda-feira (3). Embora a compatibilidade exista, a Sony avisa que podem existir algumas restrições, como o fato de que o DualShock 4, controle do PS4, não pode ser usado para jogar games de PS5.

Outra limitação é a necessidade de adaptador para conectar a PlayStation Camera ao novo console. Além disso, o texto explica que a compatibilidade com volantes e outros tipos de controles pode não ser universal –cabe ao usuário consultar cada fabricante para descobrir se determinado acessório pode ser usado com o novo PlayStation.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Disso tudo, a medida que afeta a maior parte dos jogadores diz respeito ao DualShock 4. O controle será reconhecido pelo PS5 e quem quiser poderá usá-lo para jogar games de PS4 no PS5. Porém, os DualShocks não podem ser utilizados com os jogos originalmente criados para PS5.

Do ponto de vista técnico, a restrição faz sentido: o DualSense, novo controle da Sony, oferece tecnologias inexistentes no antecessor. Recursos como retorno háptico para sensações mais complexas de tato e gatilhos com níveis de resistência adaptáveis são alguns desses elementos que poderiam comprometer a jogabilidade, caso o DualShock 4 fosse suportado.

O blog também esclarece que a PlayStation Camera, elemento fundamental para o PSVR, será compatível com o novo PlayStation 5. A Sony afirma ainda que um adaptador – a ser distribuído gratuitamente para usuários do PSVR – será necessário para usar o acessório com o novo console.

Em relação aos outros tipos de controles, como volantes para jogos de corrida e joysticks dedicados a games de voo e luta, há um entendimento de que, por padrão, esses dispositivos serão suportados no novo console da Sony.

Entretanto, o nível desse suporte pode variar dependendo do modelo e da fabricante. A Sony, inclusive, recomenda que o consumidor consulte cada marca para descobrir se determinado produto será suportado pelo PlayStation 5.

Já em termos de headsets, a empresa menciona os modelos Platinum e Gold (ou Série Ouro) como compatíveis com o novo console, assim como fones de ouvido USB

... e com conector de 3,5 mm. A única restrição é a de que o Companion App, aplicativo usado para configurar e aplicar equalizações específicas de jogos nos headsets oficiais da Sony, não terá versão para PS5.

Previsão para o lançamento do PS5 no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo