O Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge são praticamente iguais. A principal diferença está na famosa tela com bordas curvadas. E no preço, claro: o S6 Edge custa cerca de R$ 500 a mais. Há quem defenda os recursos interessantes que a tela oferece, mas outros afirmam ser apenas uma vaidade da fabricante. Será que o custo maior realmente compensa? 

Galaxy S6 Edge: confira no review se o aparelho corresponde às expectativas

Detalhe da lateral do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

As configurações de ambos são quase as mesmas: Android 5.0 (Lollipop); Processador Exynos 7420; GPU Mali-T760; 3 GB de Memória RAM; tela com painel Super AMOLED de 5,1 polegadas; proteção Gorilla Glass 4; câmera de 16 MP e por aí vai. A tela curva do Edge, porém, lhe confere alguns recursos extras interessantes.

Dentro da loja de aplicativos da Samsung há vários apps que inserem barras de notificação nas laterais do aparelho. Elas permitem que o usuário tenha acesso à algumas informações de maneira muito rápida. É possível, por exemplo, consultar  a previsão do tempo ou as ultimas notícias por meio das bordas. Para isso você não precisa nem ligar a tela do celular, basta passar o dedo pela lateral do display e as informações aparecem.

Existem funções exclusivas para tela curva do Galaxy S6 Edge (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além da velocidade e praticidade para se checar algumas informações, um recurso exclusivo proporcionados pelo S6 Edge é a notificação iluminada. Funciona assim: você escolhe cinco contatos e define uma cor para cada um deles. Assim, quando qualquer um deles te ligar, a lateral da tela acende na cor escolhida e você saberá quem está ligando  sem nem tocar o celular. Essa função pode ser útil em reuniões ou em restaurantes, quando as pessoas costumam colocar seus celulares no modo silencioso e com a tela virada para baixo. Mas vantagens e benefícios da tela curvada do Galaxy S6 Edge param por aí. 

O preço final da versão Edge é bem elevado em relação ao da versão simples. Isso p

... orque demanda uma tecnologia diferenciada na sua fabricação. Além disso, há o fator "inovação", que certamente contribui para o aumento do valor. Ele é visualmente mais bonito e o detalhe da tela chama atenção, mas nada foi apresentado para que o recurso se torne indispensável.

Na escolha, vale a opinião pessoal. Do ponto de vista financeiro e prático, pode não fazer muito sentido. Algo relevante a se prestar atenção na hora de decidir é que o Edge é mais caro e possui uma bateria com capacidade ligeiramente menor.

Galaxy S6 ou S6 Edge: qual smartphone comprar? Veja no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo