Assinar documentos pelo smartphone pode ser uma tarefa simples com aplicativos de assinatura digital grátis. Com ferramentas como Adobe Reader, Office Mobile e DocuSign, é possível elaborar uma assinatura digital para inserir em qualquer documento de forma rápida. Essas plataformas gratuitas estão disponíveis em português na Google Play Store e na App Store, e podem ser usadas em celulares Android ou iPhone (iOS).

Não é preciso ter um scanner ou impressora tradicional para assinar os documentos online, e os apps aceitam arquivos em diversos formatos. Além disso, os aplicativos para assinatura digital permitem compartilhar e enviar os documentos para outras plataformas, como o Google Drive, o que torna o compartilhamento seguro e prático. A seguir, confira a seleção do TechTudo com cinco opções de aplicativos de assinatura digital.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Reader

É possível assinar documentos de modo gratuito em celulares Android ou iPhone (iOS) com o Adobe Reader. O aplicativo, disponível em português, requer login com os dados de uma conta do Gmail, Facebook ou da Apple vinculada a uma Adobe ID. Após o cadastro, toque sobre “Preencher e Assinar”, na tela inicial da plataforma, e selecione o arquivo que receberá a assinatura digital. O Adobe Reader aceita apenas documentos em formato PDF.

O usuário pode optar por desenhar a assinatura online com uma caneta virtual, ou inserindo uma imagem ou tirando uma foto da assinatura digital. O arquivo assinado pode ser compartilhado no e-mail ou em mensageiros. Outra alternativa é salvar o documento na galeria do celular ou na nuvem. A assinatura digital fica armazenada no Adobe Reader e pode ser inserida em outros documentos pelo app.

2. Office Mobile

O Office Mobile também possui uma seção exclusiva para realizar a assinatura digital grátis de documentos no Android e iPhone (iOS). Primeiro, é preciso fazer login com os dados de uma conta Microsoft para usar o aplicativo. Assim como o Adobe Reader, o Office Mobile assina apenas documentos em formato PDF.

Para fazer a assinatura digital, abra a seção “Ações” no menu inferior e toque em “Assinar um PDF”. Selecione o arquivo que deseja e faça a assinatura tocando sobre a tela do celular. A ferramenta ainda possibilita mover a assinatura para qualquer espaço do documento e alterar a cor do traço utilizado. Com o arquivo finalizado, é possível salvar a assinatura para usos posteriores e compartilhar o arquivo com outros usuários em mensageiros.

3. Assine manuscrito digital - PDF

Outro aplicativo para assinatura eletrônica de documentos é o Assine manuscrito digital - PDF, disponível apenas para Android. A plataforma não requer login para uso, e basta acessar o "mais" na página inicial para assinar um documento. A ferramenta só aceita arquivos em PDF do cartão de memória ou de apps de armazenamento, como o Google Drive.

A assinatura digital é feita com uma caneta virtual controlada com as pontas dos dedos. O documento assinado pelo Assine manuscrito digital - PDF pode ser salvo no celular ou enviado pelas redes sociais.

4. DocuSign

A versão gratuita do DocuSign para Android e iPhone (iOS) tem acesso liberado após login com e-mail e senha. É possível abrir arquivos em PDF ou imagem, salvos no celular ou de outros aplicativos, como o Google Drive. Ainda é possível digitalizar documentos impressos com a câmera do celular para assinar no aplicativo.

Toque em “Mais” para digitalizar um arquivo e, então, escolha a opção “Assina

... r Agora” para autografar com uma caneta virtual. Os documentos são salvos na memória do celular ou enviados nas redes sociais. A versão gratuita do DocuSign permite encaminhar três arquivos assinados. O aplicativo não permite tirar prints de tela durante o processo de assinatura.

5. Adobe Fill & Sign

Quem busca por aplicativos de assinatura digital para Android ou iPhone (iOS) pode usar o Adobe Fill & Sign. Ele permite assinar e enviar documentos rapidamente sem precisar de cadastro no app. É possível modificar arquivos em PDF, da galeria de fotos ou digitalizar um documento impresso.

A assinatura é feita por uma caneta virtual e pode ser inserida em qualquer local do documento. Após assinar, o arquivo é convertido em PDF e pode ser compartilhado com outros aplicativos ou salvo no celular.

Quer escanear documentos de forma mais precisa? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo