O recurso de economia de dados está disponível em alguns aplicativos para Android e iPhone (iOS), com o objetivo de permitir que usuários possam reduzir o uso de dados móveis, caso necessário. Como os sistemas operacionais do Google e da Applecontam com essa opção de forma nativa, a função de apps como Facebook, Instagram, TikTok e Spotify busca oferecer um controle ainda maior do consumo de dados em segundo plano no celular.

O usuário interessado em utilizar o recurso deve ficar atento às limitações provocadas em cada aplicativo. Reduzir a qualidade de fotos, impedir a reprodução automática de vídeos e aumentar o tempo de espera para carregar páginas são algumas das consequências da utilização do recurso. Confira, na lista a seguir, como economizar dados móveis em alguns aplicativos populares.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Facebook

Para ativar o modo de economia de dados do Facebook, basta acessar o menu representado pelas três linhas horizontais no canto superior direito. Role a tela até o final, selecione "Configurações e privacidade" e toque em "Economizador de Dados". Por fim, ative a chave ao lado do nome do recurso. Com isso, o tamanho das imagens do aplicativo será reduzido e os vídeos do feed de notícias não serão exibidos automaticamente.

Após ativar a economia de dados, o usuário também pode ligar a opção que desativa o recurso automaticamente quando o smartphone se conecta a uma rede Wi-Fi. Para desativar as duas opções, basta repetir os passos e desmarcar as chaves desejadas.

2. Facebook Messenger

O primeiro passo para economizar dados no Messenger é acessar o menu do aplicativo por meio da sua foto de perfil. Depois, role a tela até as opções da seção "Preferências" e toque em "Economizador de Dados". Em seguida, toque na chave que ativa o recurso. Com o recurso habilitado, será necessário tocar na tela para baixar mídias em conversas no app.

3. Instagram

Para ativar a função de economia de dados do Instagram, é necessário acessar a aba de "Configurações" ao selecionar a opção que mostra sua foto de perfil no canto da ela. Em seguida, toque em "Conta" e procure por "Uso de dados do celular". Ative a opção "Usar menos dados", que impedirá que os vídeos sejam carregados antecipadamente e apenas permitirá a exibição de mídia de alta resolução quando o smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

4. TikTok

O TikTok também possui um recurso de economia de dados. Na aba "Eu", toque nos três pontinhos que representam o menu e selecione "Configurações e privacidade". Na seção "Geral", selecione a opção "Economizador de dados". Ative-a para que a utilização de dados seja reduzida, o que significa que alguns vídeos podem ter resolução mais baixa ou demorar mais tempo para carregar. A configuração não se aplica a conexões Wi-Fi.

5. Twitter

Para reduzir o volume de dados utilizado pelo Twitter, basta tocar sobre o menu, representado pelas três linhas no canto superior esquerdo do app, e selecionar "Configurações e privacidade". Procure pela opção "Uso de dados" na seção "Geral". Nela, o usuário pode ativar a opção "Economia de dados", que impede que vídeos sejam reproduzidos automaticamente, e carrega imagens com qualidade

... mais baixa. Também é possível personalizar algumas opções de qualidade ou reprodução automática.

6. Spotify

No Spotify, o primeiro passo para ativar a função de economia de dados é desativar a rede Wi-Fi, caso esteja conectado a ela no celular. Em seguida, basta acessar as configurações do app a partir da engrenagem localizada no canto superior direito da tela. Agora, ative a opção "Economia de Dados", que definirá a qualidade da música como baixa e desativará o Canvas.

7. Chrome

A opção de economia de dados do Chrome é chamada de "Modo Lite", e pode ser ativada a partir das configurações do app. Acesse o menu representado pelas três linhas no canto superior direito da tela e selecione "Configurações". Por fim, role a tela até o final e toque para ativar o "Modo Lite". Com a opção habilitada, as páginas serão carregadas mais rapidamente e haverá uma economia de dados de até 60%. A configuração não se aplica a guias anônimas.

8. YouTube

Para ativar o recurso de economia de dados do YouTube, é preciso tocar na sua foto de perfil para acessar o menu "Conta". Depois, selecione a opção "Configurações", exibida no fim da lista. Toque em "Geral" e procure pela opção "Limitar dados móveis". Ao ativá-la, o YouTube só exibirá vídeos em alta definição quando o celular estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Celular gasta dados mesmo sem a opção estar ativada? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo