A Bixby finalmente está entre nós. A assistente de voz da Samsung começou a ser liberada nesta terça-feira (22) para os Galaxy S8 e S8 Plus em mais de 200 países, incluindo o Brasil. A plataforma chega quatro meses após o lançamento dos celulares top de linha e vem para competir principalmente com a Siri, da Apple, e com a Google Assistente.

Ao contrário das concorrentes, porém, o app Bixby Voice Assistant ainda não está disponível em português. A fabricante já adiantou que os recursos serão expandidos para outros idiomas além do inglês e coreano – atualmente os únicos suportados –, mas não definiu uma data.

O que é a Bixby?

A Bixby é uma assistente de voz, tal como a Siri, a Google Assistente e a Cortana da Microsoft. Ela responde perguntas, realiza tarefas e interage com o usuário por meio de comandos de voz.

Um dos principais diferenciais é que a assistente da Samsung suporta praticamente todas as funções dos apps que são habilitados a ela. Em comparação, a Siri consegue realizar apenas algumas funções dentro dos apps compatíveis.

A plataforma também promete se destacar pela sua capacidade de entender o usuário contextualmente. Se você capturar uma foto e falar para a Bixby "envie a foto que tirei para a mãe", por exemplo, a assistente entenderá de qual imagem se trata e a enviará ao destinatário solicitado.

Bixby, assistente de voz da Samsung, entenderá comandos em contexto (Foto: Divulgação/Samsung)

...

A Bixby usa inteligência artificial para aprender as preferências e formas de se expressar do dono do smartphone. Isso significa que, com o uso frequente, o app compreende cada vez mais os comandos. Essa característica é válida também para o aprendizado de sotaques, expressões e dialetos menos frequentes.

Dispositivos suportados

Neste exato momento, a assistente funciona apenas no Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, celulares que contam com um botão na lateral esquerda dedicado a ela. O aplicativo era para ter sido lançado junto com os aparelhos, mas a função não ficou pronta antes do início das vendas, em 21 de abril.

Galaxy S8 e S8 Plus são os únicos aparelhos com suporte à Bixby até o momento (Foto: Camila Peres/TechTudo)

É possível que a Bixby desembarque também no Galaxy Note 8, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira (23). A expectativa é de que o próximo supercelular também tenha um botão voltado para a aplicação. O Galaxy S7, por outro lado, ficou de fora da novidade.

Como usar

Para usar a assistente, não é necessário fazer download de programas. Os proprietários de aparelhos compatíveis precisam apenas apertar o botão lateral para habilitar os recursos de voz. Para interagir com a assistente, basta dizer "Oi, Bixby", e ela entenderá.

Comprar o Samsung Galaxy S8 ou esperar pelo iPhone 8? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo