O Gboard, teclado do Google para celulares, parou de funcionar após atualização mais recente do aplicativo para dispositivos Android. Segundo relatos de usuários no Twitter e na seção de comentários da Play Store, loja de aplicativos do Google, o teclado passou a exibir a mensagem "Gboard apresenta falhas continuamente" nesta segunda-feira (16), além de sumir da tela do celular. Devido à falha, alguns usuários não conseguiam desbloquear o aparelho com senha, nem usar o teclado para digitar em apps como WhatsApp.

Em nota ao TechTudo, o Google informou que o problema está sendo resolvido, e ele afeta celulares com Android 7.1 ou edições anteriores do sistema (veja nota na íntegra ao final da matéria). A atualização com a solução de bugs foi disponibilizada nesta terça-feira (17) e deve chegar aos poucos para os usuários por meio da Play Store. Enquanto o conserto não chega ao celular, é recomendável ativar o teclado nativo do aparelho, ou usar apps alternativos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A atualização que provocou o bug do Gboard no Android foi liberada para usuários na última quarta-feira (11). A pane, que já dura mais de 24 horas, atingiu aparelhos com Android 7.1 ou edições anteriores. Segundo o painel de distribuição do sistema, isso equivale a cerca de 61,3% dos usuários do SO do Google.

Logo nos últimos dias, a página de comentários do aplicativo na Play Store registrou um aumento de relatos de mau funcionamento do teclado no celular. As reclamações mais comuns descreviam mensagens de erro como "O Gboard parou de funcionar" e "O Gboard apresenta falhas continuamente".

Ao tocar em um campo para digitar algo, o teclado do Google trava e não pode ser usado até mostrar o alerta de falha. Em outros casos, o Gboard não carrega e não aparece no celular, o que impediu muitos usuários de desbloquear o dispositivo, já que impedia a digitação de senha na tela de bloqueio.

Como resolver falha no Gboard

De acordo com o Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas do Google, a busca por Gboard no último dia registra perguntas como "aplicativo gboard parou o que fazer", "gboard apresenta falhas como resolver" e "aplicativo gboard travou". De acordo com declaração do Google, uma nova atualização foi liberada para o app nesta terça-feira (17) para resolver o erro no teclado.

Portanto, é recomendado atualizar o aplicativo assim que o update estiver disponível (saiba como atualizar apps em celular Android). O Google também aconselha reiniciar o celular para confirmar se a falha foi resolvida.

Enquanto a atualização não é disponibilizada para seu aparelho, é possível recorrer a algumas alternativas. A opção "forçar parada" de aplicativos ajuda a evitar as mensagens de erro do Gboard. Também é aconselhável usar o teclado nativo do sistema do celular, caso não prefira baixar mais apps.

A Play Store também oferece outras opções de teclado para usar enquanto o Gboard não atualiza. É possível baixar aplicativos pelo computador para usar no celular, se o usuário não puder usar o teclado diretamente no aparelho. Outra alternativa é usar a função dita

... do do sistema, para dizer em voz alta o que deseja digitar.

Nota do Google

"Estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado. Já estamos corrigindo o problema. Para a maioria das pessoas, o aplicativo será atualizado automaticamente. Para alguns usuários, pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar."



>>> Veja o artigo completo no TechTudo