É possível encontrar sites gratuitos para desenhar online sem a necessidade de fazer download de programas. Algumas plataformas também permitem ao usuário acessar tutoriais e aprender com pessoas mais experientes como melhorar o traço. Além disso, são uma boa opção para passar o tempo ou para quem já desenha profissionalmente e deseja divulgar trabalhos na web. Essas ferramentas rodam nos navegadores mais conhecidos como Google Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

Sites para desenhar online também são úteis para atividades escolares voltadas ao desenvolvimento de aptidões artísticas, treinamento do raciocínio lógico ou aprendizagem da geometria, por exemplo. A maioria dos programas são intuitivos e possuem interface parecida com editores de imagens, como Photoshop, Paint e Pixlr. A seguir, confira uma lista com seis ferramentas gratuitas para desenhar online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

DeviantArt

O DevianArt (muro.deviantart.com) funciona como uma rede social de artistas com 48 mil membros e cerca de 370 mil desenhos originais. O site permite desenhar, aprender, assistir a tutoriais e encontrar mentores para ajudar em seus desenhos. Os membros também podem comprar e vender trabalhos próprios e de outras pessoas, ganhando comissões pelas vendas.

É possível também compartilhar textos e histórias em uma área dedicada à literatura. A interface de algumas áreas do site lembra o Facebook, permitindo ao usuário postar comentários e interagir com a comunidade de membros ao redor do mundo. O serviço está disponível também para celulares Android e iPhone (iOS).

Sumo Paint

Com o Sumopaint (sumopaint.com), é possível criar desenhos comuns e em 3D com uma variedade de 300 pincéis e mais de 30 filtros diferentes. Para utilizar o serviço não é necessário fazer o login no site ou baixar o programa, porém é necessário ativar o plugin do Flash no navegador. A ferramenta também conta com uma suíte de aplicativos para edição de fotos, áudios e vídeos.

O plano gratuito tem recursos que garantem ao usuário uma boa experiência, mas não permite remover a propaganda do site. Além disso, é possível fazer o login com Gmail, Twitter, Facebook ou com o perfil do GitHub. O serviço possui ainda extensão para o Google Chrome e fornece código embed para divulgar os trabalhos em sites. O Sumopaint está em mais de dez idiomas, mas não oferece uma opção em português.

Quick, Draw!

Para quem gosta de jogos, o Quick, Draw! (quickdraw.withgoogle.com), na tradução para o português “Desenhe, rápido”, é uma boa opção para treinar a habilidade de desenhar e se divertir. A ferramenta, desenvolvida pelo Google, é baseada em Inteligência Artificial (AI) e utiliza redes neurais para adivinhar os desenhos. O usuário tem até 20 segundos para fazer um desenho com a palavra sugerida pelo sistema.

A máquina também mostra ao final de seis tentativas quantos e quais desenhos foram adivinhados, e permite divulgar no Twitter e no Facebook. Os dados coletados no projeto ajudam no desenvolvimento de soluções e aplicações cada vez mais inteligentes. O site também é totalmente em inglês.

Drawing Now

O Drawing Now (drawingnow.com) é uma boa opção para iniciantes e crianças. A ferramenta é bem simples de usar, permitindo desenhar online e fazer upload de imagens para serem modificadas. Sua interface é parecida com a de editores de foto, como o Photoshop. Além da simplicidade, o

... diferencial do site é a grande quantidade de tutoriais que ensinam a fazer desenhos. Existe ainda uma seção inteiramente dedicada às crianças.

É possível aprender a desenhar animais, flores, paisagens, desenhos abstratos, pessoas e figuras de desenhos animados. Entre os destaques estão personagens da Disney, animes, e sucessos como Pokemón, Ben 10 e Family Guy. A ferramenta também permite conferir tutoriais criados por outros usuários, participar de fóruns e acompanhar o trabalho de outras pessoas. O site é totalmente em inglês.

Canvas (Google)

O Canvas (canvas.apps.chrome) é um aplicativo desenvolvido pelo Google compatível com o Chrome que roda direto no navegador. A ferramenta é bem simples, sendo útil para quem precisa fazer esboços de desenhos e não precisa de ferramentas mais avançadas para incrementar os desenhos. Também é ideal para quem deseja treinar o traço e a habilidade de desenhar com o mouse. Após a produção do desenho, é possível salvar a imagem em PNG. No entanto, não há compartilhamento direto com outros locais, como redes sociais.

Sketchpad

O Sketchpad (sketch.io) é um editor online que permite desenhar livremente. A ferramenta é bem fácil e intuitiva, e pode ser utilizada para fazer esboços, logotipos, treinar desenho e editar fotos. O site também conta com uma coleção de clipart com símbolos, animais, objetos e gravuras que podem ser inseridos nos projetos.

Outro destaque que o Sketchpad possui extensão para o Google Chrome, integração com o G Suite e o Google Classroom. A ferramenta pode ser utilizada para o envio de trabalhos dos alunos e aulas de desenho ou de geometria, por exemplo. O usuário tem a opção de salvar os trabalhos em JPG, PNG, PDF, SVG ou no Google Drive, e o site tem versão em português.

Qual é o melhor navegador de Internet? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo