Os usuários do Google Chrome podem usar o plugin FAKE FB para identificar perfis falsos no Facebook. A ferramenta, que adiciona um pequeno botão azul na barra de extensões do navegador, permite que o usuário verifique com apenas um clique se um perfil é falso. Dessa maneira, o recurso é ideal para verificar novas solicitações de amizade e perfis desconhecidos que enviam mensagens no bate-papo do Facebook, o Facebook Messenger.

Segundo os desenvolvedores, a ferramenta usa métricas desenvolvidas por análises da rede social para determinar a veracidade de uma conta. A taxa de acerto da extensão é de 90%. Confira como instalar e usar a extensão no Chrome.

Extensão do Chrome ajuda a identificar perfis falsos no Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse a página de download da FAKE FB e clique no botão "Usar no Chrome";

... 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">

Opção para preparar o download da extensão FAKE FB para Google Chrome (Foto: Reprodução: Marvin Costa)

Passo 2. Para baixar e instalar a ferramenta, clique na opção "Adicionar extensão";

Opção para baixar e instalar a extensão FAKE FB no Google Chrome (Foto: Reprodução: Marvin Costa)

Passo 3. Acesse um perfil do Facebook que suspeita que seja falso e clique no botão azul na barra de extensões do Chrome, como mostra a imagem abaixo;

Botão da extensão FAKE FB que permite saber se um perfil do Facebook é falso (Foto: Reprodução: Marvin Costa)

Passo 4. O resultado da análise aparecerá em um alerta na tela. Se o perfil for falso, será lançada a seguinte mensagem na tela "This profile seems to be: FAKE!".

Resultado da análise de um perfil na extensão FAKE FB para Google Chrome (Foto: Reprodução: Marvin Costa)

Aproveite as dicas para tirar dúvidas sobre se um perfil é verdadeiro. A ferramenta pode ajudar a evitar problemas com perfis que lançam spam e vírus no Facebook.

Facebook não abre no meu PC: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo