Widgets são atalhos que facilitam o acesso a aplicativos e ferramentas no celular. O recurso, disponível em iPhones a partir do iOS 10 na seção "Visualização para Hoje", chega à tela inicial dos smartphones da Apple com o iOS 14, com lançamento previsto para outono do Hemisfério Norte. A tecnologia também é popular em celulares Android.

Com formatos e tarefas distintas, os widgets são complementos de aplicativos e podem aparecer como uma janela, um menu ou um botão, informando hora, previsão do tempo, placar de jogo e mais. Na lista a seguir, saiba o significado do termo "widget" e como funciona a tecnologia no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é widget?

Especula-se que o termo "widget" tenha se originado da junção das palavras em inglês "window" (janela) e "gadget" (dispositivo). A ferramenta consiste em uma interface gráfica criada para simplificar o acesso a serviços e funções do celular, sem necessariamente rodar a aplicação para realizar determinada tarefa.

Os widgets apresentam formas, tamanhos e funções distintas. Alguns desses atalhos podem preencher a tela inicial, enquanto outros ocupam menos espaço. Alguns têm tamanho ajustável, de forma que é possível personalizar a quantidade de informações exibidas de determinado atalho.

Os widgets podem trazer informação, como relógios, placares de jogos, clima-tempo, entre outras ferramentas. Existem também os atalhos de coleção, que exibem os mesmos elementos diversas vezes, como uma galeria de fotos, por exemplo. Esse tipo de recurso é comum em serviços de notícias e e-mails.

Já os players de músicas, que permitem pular a faixa, tocar ou pausar a canção, são chamados de widgets de controle. O interessante também é que eles não precisam ser instalados à parte, já que o recurso vem no sistema ou embutido em aplicativos.

Como usar widgets no Android?

O Android 1.5 (Cupcake) foi a primeira edição do sistema do Google a apresentar suporte para widgets. Para adicionar o recurso na tela inicial do celular Android, basta pressionar a tela por cerca de um segundo. Após realizar a ação, o smartphone exibirá o ícone "Widgets" na parte inferior da tela. Selecione o botão para procurar as opções disponíveis do celular. Escolha os atalhos e arraste-os até onde deseja adicioná-los na tela inicial.

Também é possível redimensionar o tamanho da ferramenta pressionando a interface e deslizando os dedos para estender ou reduzir o widget. Caso decida removê-los, pressione o atalho e toque em "Rem. da Tela Inicial".

Como funcionam os widgets no iPhone (iOS)?

Em celulares com o iOS 10 ao iOS 13, o iPhone disponibiliza widgets apenas na seção "Visualização para Hoje". O usuário deve deslizar o dedo da esquerda para a direita na tela inicial ou bloqueada, para exibir os cards. Para adicionar e configurar essa aba com seus widgets, vá em "Editar", na parte inferior da tela. É possível organizar a posição dos atalhos ou adicioná-los apertando no botão de "+". Entre os apps com widgets no iPhone estão Calendário, Mapas, Música, Fotos, Podcasts, Lembretes, entre outros.

A nova atualização do sistema operacional da Apple traz widgets à tela inicial de iPhones com iOS 14. Os tamanhos e formatos das ferramentas podem ser ajustados, ocupando o espaço equivalente de quatro ou oito ícones de aplicativos.

O update iOS ainda conta com o Smart Stack, tecnologia que permite que o próprio iPhone

... customize os widgets a serem exibidos de acordo com suas atividades. Por exemplo, se você costuma verificar o clima e o relógio pela manhã, o Smart Stack deve incluir esses dois aplicativos a sua tela inicial e exibirá automaticamente a previsão e a hora quando você desbloquear o iPhone no início do dia.

Widgets úteis para celular

Existem widgets variados para facilitar o uso de aplicativos. O widget do WhatsApp, por exemplo, exibe as últimas mensagens recebidas que não foram visualizadas ainda. O player do Spotify também é uma ferramenta útil para quem está sempre ouvindo músicas e podcasts, permitindo iniciar, pausar ou pular uma faixa sem abrir o aplicativo de streaming.

Outra opção popular entre os usuários é a janela da Netflix. O widget do streaming de filmes e séries tem tamanho editável e mostra aos títulos vistos pelo usuário, além de ter um player para começar assistir sem nem mesmo entrar no app e procurar ao conteúdo.

Entre os widgets de ferramentas nativas do sistema, o relógio é uma opção popular para quem acha mais fácil visualizar a hora em um relógio centralizado e grande, em vez de ver os números pequenos localizados na barra de notificações.

A ferramenta costuma acompanhar o widget de clima-tempo, para conferir a temperatura sem precisar procurar a informação em algum buscador. Além desses, o aplicativo do Google oferece o widget "Google Sound Search", recurso que informa a música em reprodução com apenas um toque.

Android 5.0 no Motorola Moto G trava muito, o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo