O 99, aplicativo de mobilidade urbana e principal concorrente do Uber no Brasil, anunciou nesta quinta-feira (16) a expansão das modalidades 99Poupa e 99Entrega em mais estados do país. O 99Poupa foi lançado no mês passado em alguns municípios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e funcionalidade agora será expandida para a capital carioca e para a cidade de Manaus, no Amazonas. Já o 99Entrega encontra-se disponível em mais 12 cidades do país.

As novas funcionalidades foram anunciadas pela 99 durante a pandemia de Covid-19 no país, como forma de aumentar os ganhos dos motoristas parceiros. O 99Poupa oferece descontos de até 30% em corridas durante horários de menor demanda, e o 99Entrega é o serviço de delivery de objetos da 99 — recurso similar ao Uber Flash. Além disso, medidas sanitárias também foram adotadas pela 99, e dentre elas estão a obrigatoriedade do uso de máscaras durante viagens e o lançamento de um cartão de identificação para passageiros, que visa evitar o contato direto entre motorista e usuário do serviço de mobilidade.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O 99Poupa foi lançado em versão piloto nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro no mês passado e, durante o período de testes, a 99 detectou queda de 25% no tempo ocioso de motoristas parceiros que trabalham na região. Ou seja, a nova funcionalidade, além de ser vantajosa para passageiros, que podem economizar até 30% em viagens durante horários de menor demanda, também é lucrativa para o motorista, que estaria parado ou rodando vazio durante esse mesmo período.

A nova funcionalidade chega para as cidades do Rio de Janeiro e Manaus com preços reduzidos para corridas fora do horário de pico. Além disso, motoristas têm a opção de ativar o produto, ou seja, podem escolher habilitá-lo se acharem o recurso lucrativo. Não há obrigatoriedade por parte dos motoristas em aceitar corridas com o 99Poupa e, por este motivo, o tempo de espera pelos passageiros pode ser um pouco maior.

Já o 99Entrega possibilita que usuários enviem e recebam objetos com os carros particulares da 99. Com o recurso, não há contato entre motorista e usuário, já que o cliente é o responsável por colocar o objeto no porta-malas do carro. Com

... a opção, objetos de até 10 kg e com valor inferior a R$ 500 podem ser enviados e recebidos, e o valor cobrado é similar ao de uma corrida com a opção 99Pop. A modalidade está disponível nas cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

O app de caronas 4move é confiável? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo