O Chrome está bloqueando download de arquivos para alguns usuários na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com relatos na Internet, o navegador exibe uma mensagem de erro, indicando que o site que gerou o documento pode ser perigoso. O problema parece estar relacionado a um recurso de segurança do Chrome 84, atualização liberada nesta semana. A nova versão do navegador bloqueia o download de arquivos de site sem HTTPS. Embora a função venha ativada por padrão, é possível ignorar o bloqueio e seguir com a transferência normalmente.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google no Brasil para entender melhor o problema, mas ainda não teve um retorno.

De acordo com relatos de usuários no Twitter, o navegador está funcionando normalmente e o problema acontece somente ao tentar fazer download de um arquivo. Em alguns casos, o Chrome exibe uma mensagem dizendo se tratar de um arquivo malicioso, mesmo que não seja. É possível ver reclamações de pessoas de vários países, incluindo o Brasil. Segundo alguns usuários, o erro pode acontecer até mesmo com documentos do Google Docs.

Ao que tudo indica, o problema com downloads no Chrome pode estar relacionado a um recurso de segurança presente na versão 84, lançada nesta semana pelo Google. O Chrome 84 conta com uma função que impede os usuários de baixarem arquivos oriundos de sites sem HTTPS, ou seja, que ainda utilizam o protocolo HTTP. Nesse caso, o navegador mostra um alerta de que "um arquivo perigoso foi bloqueado".

A mensagem dizendo se tratar de um site malicioso acaba assustando os usuários. Ainda assim, é possível continuar com o download, basta clicar em "Manter". No entanto, vale destacar que você só deve seguir com o procedimento se tiver certeza de que o site que originou o arquivo é, de fato, confiável. O HTTPS é um protocolo de segurança que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador e o servidor, com uma comunicação criptografada. Os sites que não utilizam o recurso são considerados mais inseguros e suscetíveis a ataques.

De acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na web, as pesquisas relacionadas ao problema tiveram um aumento na última hora. A plataforma indica que houve um crescimento nas buscas por termos "Google Chrome bloqueando download, "arquivo bloqueado pelo Chrome" e "download bloqueado pelo Chrome".

O Chrome 84 é a versão mais recente do navegador, que conta com recursos focados em segurança e privacidade. Entre as novidades, está

... um recurso que impede os sites de perguntarem várias vezes se podem enviar notificações para os usuários. Agora, o browser guarda a resposta dada na primeira visita e permite alterar o ajuste nas configurações.

A seguir, veja alguns relatos de usuários sobre o problema para fazer downloads de arquivos no Chrome:

Qual é o melhor navegador de Internet? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo