"IU do sistema parou" é um erro comum no Android. A mensagem é exibida repetitivamente na tela do celular quando a interface do dispositivo apresenta falhas, e pode apresentar variações no sistema de acordo com a fabricante do smartphone. "Infelizmente o sistema UI parou", "O UI do sistema parou" ou "Interface do sistema não está respondendo" são algumas das maneiras em que o alerta pode ser exibido no celular.

Primeiro, é importante saber o que é IU do sistema para compreender a causa do erro. O termo vem da palavra em inglês "User Interface", que significa "Interface do Usuário" em português. O "UI" pode ser compreendido como qualquer elemento visual exibido na tela que não faça parte de um aplicativo. Confira na lista a seguir, seis formas de resolver o erro do sistema Android.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Resetar preferências de apps

É possível configurar um programa padrão no celular quando há dois ou mais apps que desempenham a mesma função. Por exemplo, ao abrir uma foto em dispositivos Android, geralmente é preciso optar por realizar a ação com a Galeria ou pelo app Google Fotos.

Para não ter que escolher toda vez em qual aplicativo deseja visualizar imagens, o usuário pode definir um programa padrão ao selecionar a opção "Sempre". Isso cria preferências de apps no celular, e desfazer essa escolha (ou seja, redefinir as preferências de apps) pode resolver o problema de interface do usuário.

Para fazer isso, vá em configurações e procure pela aba "Aplicativos". Em seguida, toque no ícone de três pontos localizado na parte superior direita da tela. Depois, pressione "Redefinir preferências do app" e confirme em "Redefinir". Vale destacar que resetar essa configuração limpará os padrões de todos os aplicativos do celular.

Apagar cache de apps do Google

Dados de cache de aplicativos do Google, como Play Store, IU do sistema, Play Services, entre outros, podem aumentar a carga da memória do smartphone e causar um desempenho lento ou um comportamento incorreto do aplicativo. Por isso, limpar o cache de apps pode solucionar o erro "interface do sistema parou".

Acesse as configurações do celular e, depois, vá em "Armazenamento". Em seguida, toque em "Armazenamento Interno". Para prosseguir, pressione "Apps" e, no ícone de três prontos no lado direito da tela, toque em "Mostrar Sistema". Adiante, toque nos aplicativos e finalize selecionando a opção "Limpar Cache".

Importante destacar que esse processo pode sofrer variações dependendo do fabricante do seu celular. Outra opção é usar aplicativos de limpeza de cache para realizar a ação, como o Clean Master e Files do Google.

Atualizar apps do sistema e na Play Store

Os aplicativos do sistema, como Google Play Store e Play Services, são atualizados automaticamente em segundo plano, entretanto, em alguns casos, o update pode apresentar um bug ou falhas, gerando o erro na interface do sistema. Dessa forma, atualizar os apps do sistema manualmente pode corrigir o problema.

Para realizar o procedimento no Google Play Services, vá nas configurações do celular e toque em "Aplicativos". Depois, escolha a opção "Google Play Services" e toque sobre o ícone de três pontos no canto superior direito para desinstalar as atualizações do Google Play Services. É necessário também limpar o cache do

... app em "Armazenamento". Quando abrir algum aplicativo do Google, uma mensagem será exibida automaticamente para que o usuário atualize o Google Play Services. Toque em "Atualizar" para finalizar.

Já para fazer o update da Play Store, basta acessar o app e ir em "Configurações", no menu localizado no lado esquerdo da tela. Role a página até encontrar a versão da Play Store e toque. Caso haja uma atualização disponível, a Play Store atualizará automaticamente. O erro da interface do usuário também pode ser provocado por outros apps, por isso é importante sempre atualizar os programas na Play Store.

Desinstalar atualizações do Google App pela Play Store

O erro do IU do sistema pode ser causado por uma atualização do Google App. Assim, desinstalar o update pode solucionar o problema, já que a plataforma Android depende do serviço dele para rodar outros aplicativos. Para realizar o procedimento, acesse as configurações do dispositivo e vá em "Aplicativos". Procure pelo aplicativo Google e toque no ícone de três pontos na parte superior direita. Para finalizar, desinstale as atualizações e reinicie o celular.

Remover widgets da página inicial do celular

Os widgets são interações gráficas que servem para facilitar o acesso a ferramentas do smartphone, como player de música, relógio, calendário ou a Pesquisa Google. Remover os widgets da tela deve resolver o erro do sistema, porque alguns deles podem ser incompatíveis com o celular. Para fazer isso, basta tocá-los e arrastá-los para o "X" localizado na parte superior da tela. Não esqueça de reiniciar o celular após realizar o procedimento.

Reiniciar o celular

Reiniciar o celular é uma opção simples, mas pode solucionar o problema do erro da interface do usuário. Isso porque a ação limpa os arquivos temporários e, assim, libera mais espaço de memória para o smartphone funcionar sem erros. Aperte o botão de liga/desliga do celular e toque na opção "Reiniciar".

Quais são os melhores aplicativos para Android? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo