A assistente virtual Cortana será disponibilizada para dispositivos Android e iOS, além do Windows Phone. O anúncio foi divulgado no blog oficial da Microsoft, nesta terça-feira (25), após alguns rumores. A elogiada assistente agora é parte do programa de integração chamado “Phone Companion”, que irá conectar dispositivos móveis a computadores que rodam Windows 10.

Siri vs Google Now: Confira qual assistente se sai melhor no Português

O aplicativo "Phone Companion" do Windows auxiliará na configuração do seu smart Android ou iOS (Foto:Divulgação)

A Cortana terá funcionamento similar ao Google Now e a Siri, o que vai permitir perguntas, pesquisas na internet, criação de lembretes, tarefas e mais. Além disso, quando o celular estiver no bolso, a assistente poderá lembrá-lo de suas tarefas.

A Microsoft lembra que algumas funções que requerem acesso às configurações do sistema, inicialmente, não estarão disponíveis no Android e iOS. Bem como o recurso de voz “Ei, Cortana”, que exige acionamento do microfone do dispositivo, estará limitado a computadores, smartphones ou tablets que rodem Windows.

Qual é o melhor assistente de voz: Google Now ou Siri? Opine no Fórum do TechTudo

De acordo com o blog da empresa, o aplicativo “Phone Companion”, do Windows 10, irá ajudar os usuários a instalar e configurar a sua versão da Cortana

... diretamente no smartphone.  Esse processo de integração permitirá ainda que você acesse, do Android ou iOS, fotos, documentos, notas e músicas do Windows 10. 

Para completar, a ferramenta permitirá utilizar o Skype, e acessar seus e-mails e calendários. A Microsoft avisa, porém, que a Cortana chega primeiro para Android, no final de Junho, e para o iOS até o final de 2015.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo