O Google Maps anunciou, nesta segunda-feira (8), o lançamento de novos recursos no aplicativo para auxiliar usuários durante a crise da Covid-19. Uma das novidades inclui alertas que mostram como está a circulação de transportes públicos e em quais horários as estações de metrô e ônibus costumam estar mais cheias. O Google ressalta que a orientação das autoridades é manter o isolamento social durante o período da pandemia da Covid-19.

De acordo com o Google, os serviços devem estar disponíveis para todos os usuários de Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas, incluindo o Brasil. As informações são baseadas em números atualizados dos departamentos locais de trânsito e em dados anônimos de usuários que deixam o Histórico de Localização habilitado no Google.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Alerta sobre mudanças nos transportes

Devido à pandemia, algumas linhas de ônibus estão circulando em intervalos maiores ou sofreram modificações. Com a atualização, o usuário é informado sobre os serviços de transporte que estão limitados durante o período ou em quais estações e linhas o uso de máscara é obrigatório, para que pessoas que precisam sair de casa possam se programar.

Informações para evitar aglomerações

O Google Maps já exibia a movimentação estimada de pessoas no transporte público, mas o app agora facilitou a forma de colaborar com informações sobre número de pessoas dentro de um ônibus ou vagão de metrô, por exemplo. Para compartilhar os dados, basta tocar em "Rotas" e selecionar "Informações de Trânsito". Role a página para visualizar as informações e escolha a opção que melhor se aplica ao transporte em questão.

A atualização também ampliou detalhes referentes a acessibilidade e facilitou o envio de informações sobre portas, assentos, botões de parada adaptados para cadeiras de rodas e mais. Além disso, o Maps passo

... u a comunicar em quais horários as estações costumam ficar mais cheias. Basta digitar o nome de uma estação no aplicativo ou tocar no ponto que marca a parada, para ver os horários dos trens e dados sobre lotação.

Google Maps está sempre ativo no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo