O WhatsApp removeu do Google, nesta terça-feira (9), os números de celular de usuários que foram expostos no buscador devido a uma brecha de segurança do recurso para gerar links de conversas. A falha foi descoberta pelo pesquisador de segurança digital Athul Jayaram neste sábado (9), e seu relatório resgatou entre 29 mil e 300 mil de resultados com URLs simplificadas para conversar com desconhecidos no WhatsApp.

Também era possível visualizar as fotos de perfil de alguns desses usuários. A maior parte dos links direcionava a chats com pessoas dos Estados Unidos, Índia, Reino Unido ou Brasil. O WhatsApp disse, em nota ao TechTudo, que o relatório do pesquisador "apenas continha um índice de URLs que os usuários do WhatsApp optaram por tornar públicos". As páginas sob os domínios "wa.me" e "api.whatsapp.com" foram removidas do Google.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O problema de privacidade foi provocado pela função "Click-to-Chat" do WhatsApp, que gera links curtos baseados no celular do usuário para que ele possa compartilhá-lo e iniciar conversas pelo mensageiro de forma mais rápida, sem precisar salvar o contato da pessoa no smartphone.

A pesquisa de Jayaram foi capaz de encontrar quase 300 mil números de telefone no Google a partir da busca por "site:wa.me". Na imagem abaixo, é possível perceber que a busca já não encontra nenhum documento correspondente.

Os números de telefone foram expostos no Google porque o WhatsApp não direcionou os mecanismos de pesquisas, incluindo o Google, a ignorarem a indexação desses links. Buscadores fornecem recursos, como tags, que podem ser adicionados por administradores para que determinada página não seja indexa

... da no índice dos sites de pesquisa.

Como recuperar número desbloqueado no WhatsApp? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo