Jogos clássicos e nostálgicos fizeram fama nos computadores no passado e hoje estão disponíveis de forma gratuita via navegadores, que rodam em qualquer máquina. Alguns destes títulos incluem SkiFree Online, Prince of Persia, Lemmings, Breakout e até Tibia, que é um “clássico moderno” entre os outros sucessos da década de 1980 e 1990. Confira, conheça ou relembre:

Confira como jogar online e de graça os clássicos do fliperama

Skifree

O popular jogo de esqui retorna para uma nova geração – mas não espere ver gráficos melhores ou objetivos diferenciados. Tudo continua igual: leve o esquiador montanha abaixo com as setas do teclado e escape do monstro da neve.

O clássico Skifree (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O game foi refeito em diversos sites e plataformas gratuitas, há até mesmo uma versão com mensagem ambiental, para alertar sobre o aquecimento global. Porém, não há grande diferença entre elas.

Breakout

Breakout, o clássico jogo de Atari, também está disponível online e em diversas versões. As variações envolvem apenas cores e design, mas seu funcionamento geral é exatamente como no clássico.

Breakout (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É possível jogar movimentando a paleta com o mouse, que deve rebater a bolinha na tela para destruir as peças que flutuam – tão viciante quanto era no passado. O retorno de um dos games mais jogados do Atari.

Prince of Persia

O clássico absoluto de computadores é um dos jogos disponíveis de forma gratuita no Internet Archives, site responsável por manter no ar páginas e conteúdo multimídia antigo da grande rede online.

Prince of Persia (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Prince of Persia faz parte desse acervo e traz o game original e completo, com comandos simples. As setas movimentam o príncipe pelo cenário, que precisa chegar ao objetivo nas fases e, claro, evitar as armadilhas. Mesmo os gráficos – avançados para a época – continuam iguais ao clássico.

SimCity

Lançado em 1989, SimCity fez sucesso por ser um jogo à frente de seu tempo, graças às ferramentas modernas para lidar com a construção e administração de cidades. Hoje, há uma versão paga, chamada de “Special Edition”, vendida em sites especializados, mas é possível aproveitar a original, sem extras, via navegador.

O primeiro SimCity (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sites com versões online da edição de Super Nintendo estão disponíveis, além de estar disponibilizado no Internet Archive. O jogo ainda é um dos melhores do gênero, mas também toma bastante tempo nas mãos dos mais exigentes. Construa sua cidade e prospere como prefeito, combatendo problemas e catástrofes naturais.

Tibia

Tibia é o

... jogo mais novo dessa lista e não é exatamente um clássico da época de SimCity ou Prince of Persia, mas já é um dos clássicos modernos para computadores. O MMORPG de gráficos simples sempre foi gratuito, mas de forma recente lançou uma edição para ser aberta a partir de navegadores, sem a necessidade de instalação adicional.
O inesquecível Tibia (Foto: Divulgação/CipSoft)

Assim, os jogadores podem se aventurar no mundo de Tibia com ainda menos complicações: basta abrir o “Flash Client” do jogo, disponível via site oficial, e aproveitar para explorar os mundos e continentes do RPG online – seja no papel de um paladino, guerreiro, mago ou qualquer outra classe disponível.

Wolfenstein 3D

Considerado o “pai” dos jogos de tiro em primeira pessoa no formato mais moderno que os conhecemos, Wolfenstein 3D é um dos clássicos da Bethesda e ID Software, disponível online, via navegadores, no site oficial da produtora.

Wolfenstein 3D (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Cace nazistas e o próprio Hitler na aventura, que tem controles simples e apresentava bastante violência gráfica para sua época. Foi ele também que originou Doom, outro clássico, que manteve estilo gráficos e jogabilidade similar.

Tetris

O site oficial de Tetris traz de volta uma versão online e que roda no navegador do jogo de quebra-cabeça eletrônico mais famoso do mundo. Tudo continua: junte peças ao final da tela para criar linhas e pontuar.

Tetris Online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A versão online e de navegador de Tetris é bem completa e com trilha sonora moderna, que imita a música clássica. É possível gravar sua pontuação máxima no site e compará-la com a outros jogadores.

Lemmings

As famosas criaturinhas serventes voltam também via Internet Archive com Lemmings, o jogo original de 1992. O game nem parece que envelheceu, já que sua jogabilidade de quebra-cabeças se mantém praticamente intacta atualmente.

Lemmings (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em Lemmings, o jogador não controla os personagens, mas sim os cenários. É preciso interferir para abrir caminho aos Lemmings, que só sabem andar para a frente e ir de um ponto a outro, como trabalhadores sem inteligência.

Where In The World Is Carmen Sandiego

Where In The World Is Carmen Sandiego, o jogo da ladra mais famosa dos games, também foi trazido de volta pelo Internet Archive. O game de 1985 fez sucesso nos computadores por conta de sua pegada mais educativa, mas também pela narrativa e pelo charme da vilã Carmen Sandiego.

Where In The World Is Carmen Sandiego (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Os jogadores têm a missão de encontrar Carmen Sandiego em algum local do mundo. A ladra vive fugindo após cometer grandes roubos e é preciso seguir pistas para localizar seu paradeiro e lidar com o problema.

Ultima

Os jogos da série Ultima, RPGs de grande sucesso de público e que foram lançados ao longo dos últimos anos, estão disponibilizados em sua maioria no Internet Archive. Os games mantém todos os elementos originais, incluindo os gráficos – que em alguns casos envelheceram mal.

O primeiro Ultima (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Cada capítulo de Ultima varia um pouco em sua história, ainda que mantenha elementos em comum entre si. O game tem estilo de cenário medieval e muitos elementos exploráveis. Ele também foi uma das inspirações para o já citado Tibia.

Qual o melhor jogo antigo de fliperamas? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo