Muitas franquias pioneiras no mundo dos jogos seguem ativas até os dias de hoje, em versões mais recentes mas que ainda mantêm a sua essência. Séries como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Street Fighter passaram por muitas mudanças ao longo dos anos, mantendo sua comunidade de fãs. Há ainda o caso de jogos como Tomb Raider ou Doom que receberam reedições bem diferentes dos clássicos, mas que também marcaram as gerações mais novas. Boa parte da percepção do quanto esses jogos evoluíram está na parte gráfica.

Veja, na lista a seguir, os gráficos de alguns jogos atuais comparados com quando eles foram lançados. Confira a evolução visual de grandes clássicos como The Sims, Mortal Kombat e GTA abaixo.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Tomb Raider – Shadow of the Tomb Raider

Tomb Raider, que foi originalmente lançado em 1996, é um jogo de aventura protagonizado pela arqueóloga britânica Lara Croft. O título fez muito sucesso com a sua mecânica de exploração inovadora e se tornou uma grande influência entre os games de aventura. A franquia teve o seu primeiro reboot em 2006 após passar para as mãos da Crystal Dynamics. Depois, ela teve um novo recomeço com a Square Enix em uma trilogia que se encerrou com Shadow of the Tomb Raider em 2018. A personagem Lara Croft retornou com visual e história reformulados a cada lançamento, que também atualizavam mecânicas e cenários, aproveitando muito bem as tecnologias das novas gerações.

The Sims – The Sims 4

Quando foi lançado em 2000, o simulador de vida The Sims foi um sucesso absoluto. Com um estilo cômico, ele colocava o jogador no controle dos divertidos Sims, habitantes de uma cidade virtual que podiam trabalhar, casar, ter filhos e fazer diversas atividades. Depois de várias expansões, The Sims também recebeu algumas sequências, spin-offs e versões mobile.

O jogo mais recente da série é The Sims 4 de 2014, que possui gráficos totalmente em 3D, um número muito maior de atividades, mais possibilidades no modo de construção e ainda incorpora alguns recursos online. A sua expansão mais recente, Vida Sustentável, foi lançada em junho de 2020.

Castle Wolfenstein - Wolfenstein: Youngblood

A franquia Wolfenstein nasceu em 1981 com o jogo de ação para computadores Castle Wolfenstein. Baseado no filme de guerra Os Canhões de Navarone, ele teve diversas sequências, entre elas Wolfenstein 3D de 1992, que foi muito influente para os jogos de FPS modernos. Em 2019, a franquia recebeu o game Wolfenstein: Youngblood, um shooter cooperativo com missões não-lineares e equipamentos e habilidades para desbloquear. A franquia também já tem um jogo de realidade virtual, Wolfenstein: Cyberpilot.

Doom – Doom Eternal

Quando Doom foi lançado, em 1993, ele se tornou um marco dos videogames. Até hoje, ele é conhecido como um dos mais influentes da história dos games, sendo precursor entre os jogos de tiro em primeira pessoa 3D. Antes com gráficos primitivos, compostos por blocos, a franquia Doom foi evoluindo ao longo dos anos. Em 2016, a id Software lançou um reboot da série com gráficos aprimorados e aproveitando recursos dos PCs e consoles modernos. O último lançamento foi Doom Eternal de 2020, sequência do reboot que traz um Doom Slayer com mais equipamentos e mobilidade.

Mortal Kombat - Mortal Kombat 11

Mortal Kombat chegou aos arcades em 1992, chamando muita atenção por usar sprites digitalizados, com a imagem de atores reais. O primeiro Mortal Kombat se diferenciava por ser um jogo luta sangrento e bem humorado, com finalizações viol

... entas conhecidas, como Fatalities. A série seguiu com atores nos seus primeiros jogos, migrando para o 3D apenas em Mortal Kombat 4. No mais recente Mortal Kombat 11, lançado em 2019, ainda temos muitos dos personagens e características que tornaram a franquia tão conhecida, agora com uma nova história e grande foco no competitivo online.

Grand Theft Auto - GTA 5

Grand Theft Auto é um jogo de ação com visão superior em que o jogador controla um criminoso que deve fazer trabalhos em cidades fictícias dos EUA. O primeiro título foi lançado em 1997. A jogabilidade de GTA acontecia em um mundo aberto, onde era possível alcançar os seus objetivos de diferentes formas. Já se iniciava aí o sucesso da franquia GTA, que depois ganhou vários títulos de renome como GTA: San Andreas e o lançamento mais recente, GTA V.

Lançado em 2013, Grand Theft Auto 5 trouxe não só uma exploração em mundo aberto aprimorada, mas também um modo online que é muito popular até hoje.

Saiba mais: veja os melhores games grátis para jogar durante a quarentena contra a Covid-19

FIFA International Soccer - FIFA 20

A aclamada franquia de jogos de futebol FIFA nasceu em 1993 com o jogo FIFA International Soccer. Lançado inicialmente para o Mega Drive, ele marcou os primórdios dos jogos de simulação de clubes de futebol com visão isométrica, além de ter sido o primeiro jogo licenciado oficialmente pela Federação Internacional de Futebol. Esse foi só o início de uma das séries de games de futebol mais influentes de todos os tempos. Hoje a franquia FIFA é uma gigante dos games, com números altíssimos de vendas e vários times e jogadores licenciados.

O seu título mais recente, FIFA 20, já tem versões muito mais realistas dos jogadores, criadas a partir de um trabalhoso processo de captura de fotos. E, assim como os jogadores, os estádios também são reproduzidos com muitos detalhes, criando a sensação de estar comandando uma partida de futebol real.

Street Fighter – Street Fighter 5

Street Fighter é uma das mais populares franquias de jogos de luta no mercado, mas a série passou por muitas transformações ao longo dos anos. A franquia nasceu como um jogo de arcade em 1987 que tinha um gameplay bem mais simples e acabou não ficando tão popular. O sucesso veio mesmo quando foi lançado Street Fighter II: The World Warrior em 1991 com vários personagens para selecionar, cada um com o seu próprio estilo de luta, e um gameplay aprimorado com combos e golpes especiais.

O jogo mais recente da série, Street Fighter 5 de 2016, já tem um grande elenco de personagens, opções de customização, competitivo online e gráficos aprimorados para os consoles de nova geração.

The Legend of Zelda - Breath of the Wild

Em 1986 chegava ao mercado The Legend of Zelda, um jogo de aventura para Famicom protagonizado por um garoto chamado Link. Com visão superior e gráficos em 8-bit, o game foi um grande sucesso comercial, dando origem a uma série repleta de títulos aclamados como The Legend of Zelda: A Link to the Past do SNES, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e The Legend of Zelda: Majora's Mask do Nintendo 64.

Em 2017, foi lançado para o Nintendo Wii U e Switch The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um jogo de aventura em mundo aberto com gráficos realistas e a quebra de vários paradigmas da série. Breath of the Wild foi considerado por alguns críticos um dos melhores jogos de todos os tempos, e é a adição mais recente à franquia.

Super Mario Bros. - Super Mario Odyssey

Apesar de não ter sido o primeiro jogo do personagem, a franquia protagonizada pelo encanador bigodudo surgiu em 1985 com Super Mario Bros. No jogo de plataforma 8-bit, os irmãos Mario e Luigi viviam uma aventura pelo Reino do Cogumelo para resgatar a Princesa Toadstool, que foi raptada pelo Rei Bowser. A série seguiu evoluindo junto com os consoles da Nintendo, com grandes jogos como Super Mario Bros. 3 de NES, Super Mario World de SNES e Super Mario 64 do Nintendo 64.

Em 2017 foi lançado para o Nintendo Switch o título Super Mario Odyssey, um game 3D estilo sandbox em que Mario e seu companheiro Cappy viajam por vários reinos em busca das Power Moons para impedir Bowser de se casar com a Princesa. Super Mario Odyssey trouxe novas mecânicas para o game, muitas aproveitando a habilidade de transformação do personagem Cappy.

Jogos antigos eram mais criativos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo