Monitorar os casos e o número de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil é possível com a ajuda de diversos sites. Além do Ministério da Saúde, que naturalmente concentra informações dos estados, iniciativas independentes ou ligadas a universidades e instituições de pesquisa buscam também contribuir para a divulgação de estatísticas da Covid-19 no país.

A busca por fontes alternativas surgiu como necessidade após mudança recente do Ministério da Saúde. Depois de sair do ar temporariamente, o portal oficial do Governo Federal sobre o coronavírus retornou com informações desencontradas e causou críticas de especialistas, inclusive da comunidade internacional. Veja, a seguir, sete ferramentas online que trazem informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. É possível ter acesso a dados como número de casos por estado, quantidade de pessoas recuperadas e número de óbitos. Vale ressaltar que os dados podem ser diferentes de uma plataforma para outra, já que existem divergências na divulgação das informações.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Painel Conass

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mantém um painel (www.conass.org.br/painelconasscovid19/) com dados das secretarias estaduais atualizados diariamente às 18h. Dividido em duas colunas, ele mostra a lista de estados de um lado e o mapa do Brasil do outro, com destaques coloridos em áreas mais afetadas pelo coronavírus.

É possível organizar a lista por estado, número de casos ou óbitos, além da taxa de letalidade conforme a população. Além disso, um clique em uma das linhas altera o mapa para focar apenas no estado selecionado.

Há também a possibilidade de manusear os filtros e as imagens e, ao final, fazer o download das informações para uso offline. O site permite baixar tabelas e mapas em imagem, PDF e PowerPoint, além de tabela de referência cruzada, apenas dados ou no formato usado pelo software de visualização de dados Tableau.

Veja também: Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira

2. MonitoraCovid-19 da Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também mantém um sistema próprio de acompanhamento do coronavírus. No MonitoraCovid-19 (bigdata-covid19.icict.fiocruz.br/), é possível ver os casos e óbitos por estado separando o acumulado dos números novos. A ferramenta usava dados oficiais do Governo Federal, mas, dada a mudança no site do Ministério da Saúde, passou a obter informações junto às secretarias estaduais de saúde. Os dados são atualizados conforme os boletins são divulgados.

Além de informações sobre a Covid-19, o painel traz dados consolidados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui pacientes de coronavírus. Embora não traga mapa como o painel da Conass, o sistema oferece gráficos que mostram a evolução da pandemia nos estados e no país.

3. Painel do Ministério da Saúde

Depois que sofreu alteração, o painel do Ministério da Saúde (covid.saude.gov.br/) passou a ocultar algumas estatísticas da Covid-19. Atualmente, dá destaque ao número de pacientes recuperados e mostra apenas casos e óbitos confirmados no último dia.

É possível obter uma visão geral do país ou filtrar por estado, além de pesquisar localidades manualmente. Desde a última semana, os dados passaram a ser atualizados sempre às 21h50. Há, no entanto, dúvida sobre a metodologia utilizada para levantar essas informações. Mesmo considerando apenas os dados do dia, os dados diferem muito daqueles reportados pelas secretarias estaduais.

4. Mapa da Universidade Johns Hopkins

A reconhecida universidade Johns Ho

... pkins, nos Estados Unidos, lançou um dos primeiros monitores da Covid-19 do mundo. Apesar do foco na visualização mais ampla dos casos no planeta, o site (coronavirus.jhu.edu/map.html) também divide os dados por estado ou região. No caso dos EUA, ainda mostrar números de hospitalizações.

Além dos números em forma crua, o painel da universidade conta com uma seção analítica que responde a algumas perguntas sobre o estágio da doença. É possível descobrir onde a curva de casos foi achatada, as diferenças de taxa de mortalidade entre países, entre outras informações.

A universidade chegou a retirar o Brasil do monitor após as alterações na divulgação de resultados do Ministério da Saúde, mas voltou logo em seguida. Atualmente, o painel exibe dados em compasso com as secretarias estaduais de saúde do Brasil.

5. Dashboard da Rice University

A Rice University conta com painéis separados por país. A versão brasileira (https://coronavirusnobrasil.org/) guarda fortes semelhanças com o monitor da Johns Hopkins. É possível conferir dados de mortes, casos confirmados e recuperados acumulados e apenas do último dia, além da letalidade.

De um lado, o site mostra informações por estado e, de outro, por cidade mais afetada. Em um menu na parte superior, é possível filtrar dados por região do país. O usuário pode, ainda, redimensionar, maximizar ou apagar os cartões informativos para destacar o que acha mais importante para alimentar apresentações, por exemplo. Além disso, o mapa permite alterar a visualização entre básico, com desenhos de ruas e híbrido.

6. Iniciativa de voluntários do site Brasil.IO

O Brasi.IO (brasil.io/covid19/) reúne o trabalho de 40 voluntários para a divulgação de dados sobre o coronavírus no país. O grupo compila os boletins epidemiológicos estaduais diariamente e alimentam uma base de dados com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município. A iniciativa surgiu após as mudanças nos canais oficiais do Ministério da Saúde.

A ferramenta permite visualizar os casos no mapa por estado ou em sua totalidade. É possível filtrar por óbitos, casos, letalidade ou pelas variáveis “confirmados/100.000 habitantes” e “óbitos/100.000 habitantes”. Ao abrir cada estado, você pode verificar os números segundo cada localidade.

Além de manusear a tabela para organizar os resultados, o usuário também confere diversos gráficos prontos que mostram a evolução dos casos e óbitos ao longo do tempo. Em um deles, é possível ver o histórico baseado no Registro Civil, o que inclui, por exemplo, também as mortes com causa suspeita de Covid-19.

7. Parceria G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL

Na esteira das mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde, alguns dos maiores veículos de imprensa do país selaram uma parceria inédita para divulgar dados sobre a Covid-19. G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL vão realizar a apuração junto aos estados e divulgar os dados conjuntamente, todos os dias.

Ao acessar qualquer um desses veículos, será possível encontrar o mesmo número de óbitos e casos confirmados da doença, incluindo o acumulado e os novos números diários conforme registrados pelas secretarias. O balanço diário será fechado às 20h.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo